Bacharelado em Turismo
Sobre o curso
OBJETIVO GERAL DO CURSO
O Curso Superior de Bacharelado em Turismo tem como objetivo promover ensino, pesquisa e extensão nas esferas compreendidas pelo Turismo, ou seja, nas dimensões ambiental, social, cultural e econômica, formando profissionais para inserção e intervenção nos campos supracitados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer as diferentes áreas de atuação no turismo, com identificação dos limites e contribuições de cada uma delas.
- Possuir fundamentação técnica para que possam planejar e executar políticas públicas relacionadas à gestão dos destinos turísticos em âmbito regional, nacional e internacional.
- Planejar, elaborar, coordenar e supervisionar projetos e serviços de turismo através da identificação das potencialidades turísticas criativas de lazer e entretenimento.
- Desenvolver e/ou aprimorar pesquisas científicas na área de Turismo, possibilitando o uso delas como subsídio na geração de inovações.
- Avaliar os efeitos das atividades do turismo no contexto sociocultural.
- Compreender, assumir e aplicar a ética e responsabilidades profissionais.
- Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
- Analisar e avaliar as fontes para captação de recursos de todo tipo e origem, possibilitando o fomento de projetos nas mais variadas frentes do turismo.
PERFIL PROFISSIONAL DO ALUNO EGRESSO
O Bacharel em Turismo ou Turismólogo atua no planejamento, promoção e execução das atividades turísticas. Em sua atividade, investiga os potenciais e vocações turísticas regionais, visando promover o desenvolvimento socioeconômico. Gerencia, planeja e administra empreendimentos turísticos, envolvendo-se na elaboração, comercialização e execução de roteiros e eventos, considerando a sua sustentabilidade econômica e ambiental. Desenvolve, elabora e gerencia planos e programas turísticos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, atuando com políticas setoriais. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; efetua avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais.
O curso de graduação em Turismo deve ensejar, como perfil desejado do graduando, capacitado e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e culturais, relacionadas com o mercado turístico, sua expansão e seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação profissional.
Além disso, conforme o currículo de referência o curso deve revelar ao egresso as seguintes competências e habilidades:
- Compreender a habilidade no manejo com a informática e com outros recursos tecnológicos;
- Integração nas ações de equipes interdisciplinares e multidisciplinares, interagindo criativamente face aos diferentes contextos organizacionais e sociais;
- Compreensão da complexidade do mundo globalizado e das sociedades pós-industriais, onde os setores de turismo e entretenimento encontram ambientes propícios para se desenvolverem;
- Profunda vivência e conhecimento das relações humanas, de relações públicas, das articulações interpessoais, com posturas estratégicas do êxito de qualquer evento turístico;
- Conhecimentos específicos e adequado desempenho técnico-profissional, com humanismo, simplicidade, segurança, empatia e ética.
DURAÇÃO DO CURSO
3 anos (6 semestres).
PERÍODO
O curso é noturno, com aulas ocorrendo de segunda à sexta-feira, das 19h às 23h.
Sábados letivos podem ser incorporados ao calendário acadêmico para que sejam realizados eventos, atividades acadêmicas e culturais, visitas técnicas, aulas extras, reposições, disciplinas regulares e optativas etc. Aos sábados, o campus funciona das 7h15 às 18h.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO
ESTRUTURA CURRICULAR
- Estrutura Curricular para ingressantes de 2018 a 2022
- Estrutura Curricular para ingressantes a partir de 2023
MAPA DE EQUIVALÊNCIAS
TCC
- Ficha de acompanhamento docente
- Potenciais linhas de orientação - NOVO!
- Regras
- Ofício nº 32/2022/CBAT - Calendário de bancas de qualificação e defesa TCC - 1º sem./2022
ESTÁGIO
- OFÍCIO N. 86/2022 - RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO E AVALIAÇÕES DE ESTÁGIO (6-9/2022)
- OFÍCIO N. 42/2022 - RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO E AVALIAÇÕES DE ESTÁGIO
Como ingressar
Para acesso ao curso superior de Bacharelado em Turismo do Campus Cubatão, o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio ou equivalente.
O ingresso ao curso será por meio de processo seletivo regulamentado por edital a ser publicado anualmente. O edital estabelecerá a distribuição das 40 vagas ofertadas anualmente, em período noturno, no 1º semestre do ano, e atenderá obrigatoriamente à Lei nº 12.711/2012. Poderão ser incluídas neste edital vagas reservadas para ações afirmativas que estejam em consonância com as finalidades e objetivos do IFSP.
Para fins de classificação, o edital optará pelo uso do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), de responsabilidade do MEC, e/ou de notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano vigente ou anos anteriores e/ou processos simplificados para vagas remanescentes, por meio de edital específico, a ser publicado pelo IFSP.
Outras formas de acesso previstas são: reopção de curso, transferência externa, portadores de diploma de graduação ou outras formas definidas pelo IFSP em editais específicos publicados periodicamente.
Acompanhe as notícias sobre os editais de processos seletivos para ingresso em cursos superiores.
VAGAS
40 vagas anuais
Laboratórios
Para atender aos cursos ligados ao eixo tecnológico “Turismo, Hospitalidade e Lazer”, o que inclui o Bacharelado em Turismo, o campus conta com o Laboratório de Turismo (Labtur) e com o Laboratório de Hospedagem (LabHosp), o quais dispõem de materiais específicos para contribuir com a organização de eventos, reuniões, recepções, projetos, aulas e atividades, possuindo regulamentação própria, projeto de extensão universitária para monitoria, além dispor de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação. A avaliação periódica do Labtur é realizada através de questionários e reuniões com os docentes, discentes, monitores e com docentes responsáveis por projetos de extensão relacionados ao laboratório.
O Campus Cubatão também possui seis Laboratórios de Informática nos quais ocorrem diversas atividades deste curso. Esses laboratórios possuem em média 20 máquinas, capacidade para receber 40 estudantes e estão localizados nas salas 201, 207, 208, 210, 211 e 213.
Confira também:
-
Relatório de avaliação e aprimoramento do Labtur - 4º quadrimestre (Publicado em 06/04/2023)
-
Relatório de avaliação e aprimoramento do Labtur - 2º quadrimestre (Publicado em 03/10/2022)
-
OFÍCIO N.o 50/2022 - Ações desenvolvidas com base no relatório de aprimoramento LABTUR 1º Quadrimestre 2022 (Publicado em 01/06/2022)
-
Relatório de aprimoramento do Laboratório de Turismo (Publicado em 19/05/2022)
- Regulamento de uso do Laboratório de Informática
Colegiado
O Colegiado de Curso é órgão consultivo e deliberativo de cada curso superior do IFSP, responsável pela discussão das políticas acadêmicas e de sua gestão no projeto pedagógico do curso. É formado por professores, estudantes e servidores técnico-administrativos.
Confira a composição do Colegiado do Curso de Bacharelado em Turismo nos últimos anos:
NDE
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) constitui-se de um grupo de docentes de elevada formação e titulação, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua avaliação e atualização do Projeto Pedagógico do Curso.
Confira a composição do NDE do Curso de Bacharelado em Turismo nos últimos anos:
Portarias de Nomeação do NDE
- Portaria CBT n. 087/2018 - constitui o NDE do Curso de Bacharelado em Turismo
- Portaria CBT n. 093/2019 - altera a Portaria CBT n. 087/2018 e recompõe o NDE do curso
- Portaria CBT n. 011/2020 - altera a Portaria CBT n. 093/2019 - recompõe o NDE do curso
- Portaria CBT n. 020/2020 - altera a Portaria CBT n. 093/2019 e recompõe o NDE do curso
- Portaria CBT n. 025/2020 - altera as Portarias CBT n. 011/2020 e n. 020/2020 e recompõe o NDE do curso
- Portaria CBT n. 003/2021 - altera a Portaria 05/2020 e recompõe o NDE do curso
- Portaria CBT n. 043/2021 - revoga a Portaria CBT n. 025/2020 e reconstitui o NDE do curso
- Portaria CBT n. 009/2022 - altera a Portaria CBT n. 043/2021 e recompõe o NDE do curso
- Portaria CBT n. 036/2022 - altera a Portaria CBT n. 043/2021 e reconstitui o NDE do curso
- Portaria CBT n. 041/2023 - altera a Portaria CBT n. 036/2022 e recompõe o NDE do curso
Documentos produzidos pelo NDE
- Ficha de Validação Bibliográfica 3º Semestre/2022
- Ficha de Validação Bibliográfica 2º Semestre/2022
- Ficha de Validação Bibliográfica 1º Semestre/2022
- Ofício n.º 66/2022 - CBAT-CBT/DAC-CBT/DEN - Política semestral de atualização bibliográfica dos componentes curriculares do Bacharelado em Turismo
- Comunicado 1/2022 - Ata da reunião do Colegiado Bacharelado em Turismo do IFSP Câmpus Cubatão
- Ficha de validação bibliográfica 2021
- Relatório de validação bibliográfica - jan/2021
- Áreas de interesse
- 1º Relatório de Validação Bibliográfica - 2020
- 2º Relatório de Validação Bibliográfica - 2020
- 3º Relatório de Validação Bibliográfica - 2020
Corpo Docente
O Corpo Docente do Campus Cubatão possui elevada formação acadêmica e profissional, atuando em diferentes regimes de trabalho, tais como: Regime de Dedicação Exclusiva (RDE), 40h/semanais e 20h/semanais.
Confira os nomes dos professores que compõem o Corpo Docente do campus.
- Planilha docente 1/2022
- Horário de atendimento ao discente 2/2021
- Produções docentes nos últimos três anos - versão 1/2021
- Planilha docente 2020
Atividades Docentes
No IFSP, as atividades docentes são reguladas pela Resolução n. 109/2015, a qual estabelece que cada docente deve apresentar, semestralmente, o Plano Individual de Trabalho (PIT) e, anualmente, o Relatório Individual de Trabalho (RIT).
- Resolução IFSP n. 109/2015
- Planos Individuais de Trabalho Docente (PIT) de 2015 a 2019
- Relatórios Individuais de Trabalho Docente (RIT) de 2015 a 2019
- Planos e Relatórios Individuais de Trabalhos do Corpo Docente a partir de 2019
- Projetos de Iniciação Científica - 2020
Atividades Complementares
- Regulamento
- Relatório anual
- Ofício nº 31/2022 - CBAT-CBT - Atividades Complementares no SUAP
Coordenação
Prof. Jairo Barbosa Junior
Professor EBTT do IFSP - Campus Cubatão
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
(13) 3346-5360
PLANO DE GESTÃO
RELATÓRIOS DE GESTÃO
Redes Sociais