Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Superiores > Cursos > Bacharelado em Turismo
Início do conteúdo da página

Bacharelado em Turismo

Publicado: Sexta, 08 de Junho de 2018, 11h56 | Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 09h09 | Acessos: 8609

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

O Curso Superior de Bacharelado em Turismo tem como objetivo promover ensino, pesquisa e extensão nas esferas compreendidas pelo Turismo, ou seja, nas dimensões ambiental, social, cultural e econômica. Formar profissionais que possuam subsídios para inserção e intervenção nas esferas supracitadas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Promover a reflexão sobre o turismo, considerando a diversidade cultural e socioambiental, de modo que contribua para o desenvolvimento local e regional;
  • Compreender os destinos turísticos nos âmbitos da paisagem, do patrimônio, da economia e das relações culturais;
  • Permitir análises sobre o planejamento e organização do turismo, em face aos elementos que o integram, tais como: meios de hospedagem, agenciamento de viagens, eventos, alimentos e bebidas, e transportes;
  • Formar um educando reflexivo e com capacidade de intervir na dinâmica local e regional do turismo, seja por meio de ações empreendedoras, contribuindo para maior dinamismo do mercado vinculado ao turismo, como também contribuir à formulação e execução de políticas públicas voltadas ao turismo;
  • Promover a formação humanística do educando, pautada nos princípios norteadores da ética, inclusão e cidadania.

 

PERFIL PROFISSIONAL DO ALUNO EGRESSO

O egresso do curso de Bacharelado em Turismo do Câmpus Cubatão apresenta capacidade e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e culturais, relacionadas com o mercado turístico, assim como a expansão e gerenciamento deste, fundamentando-se nos níveis graduais do processo de tomada de decisão, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação profissional. O egresso estará apto para atuar no planejamento, promoção e execução das atividades turísticas.

No desempenho da profissão, o egresso tem conhecimento para investigar os potenciais e vocações turísticas regionais, com objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico, com capacidade para gerenciar, planejar e administrar empreendimentos turísticos, atuando na elaboração, comercialização e execução de roteiros e eventos, considerando sustentabilidade econômica e ambiental destas atividades.

O egresso ainda domina os conhecimentos necessários para desenvolver, elaborar e gerenciar planos e programas turísticos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, atuando com as políticas setoriais. Pode coordenar e supervisionar equipes de trabalho; efetuar avaliações, emitir laudos e pareceres.

O egresso possui uma formação técnica, humanística, crítica, reflexiva, empreendedora e criativa, com base nos princípios da segurança, da responsabilidade socioambiental e da ética social e profissional.

- Articulação do perfil do egresso com o Arranjo Produtivo Local

O Bacharel em Turismo atua e adapta-se às novas demandas da sociedade e do mundo do trabalho. Sua capacidade de atuar e adaptar-se atende aos temas contemporâneos e está alinhado ao arranjo produtivo local, assim, além da formação geral do turismo, relacionam-se diretamente com a realidade local e regional com ênfase nas áreas de planejamento, hotelaria, eventos, gastronomia e agenciamento de viagens. Nesse sentido, pretende-se contribuir para a consolidação do turismo como área de estudos e indutor das atividades econômicas, formando profissionais e pesquisadores qualificados para a Região Metropolitana da Baixada Santista.

- Competências e Habilidades

Entre as competências e habilidades que o Curso Superior de Bacharelado em Turismo possibilita, destacam-se todas aquelas que permitem ao bacharel desenvolver o turismo como indutor das atividades econômicas, sociais e culturais, conforme as demandas que lhe forem apresentadas.

O percurso formativo proposto compõe-se de estratégias e ações voltadas ao desenvolvimento de competências e habilidades que subsidiem a atuação técnica, social e política na sociedade contemporânea. Assim, a interdisciplinaridade ganha relevância diante da complexidade do setor de viagens e turismo.

Além de aspectos técnicos, é esperado que o egresso exerça sua profissão imbuído de valores, tais como a autorresponsabilidade, a ética, o altruísmo e a solidariedade. A administração de serviços turísticos e hoteleiros possui estreita relação com a hospitalidade, ou seja, o egresso desenvolverá múltiplas competências e habilidades que o possibilite gerenciar tais serviços com sucesso.

Entre estas, cita-se, em alinhamento com os objetivos deste curso, a comunicação interpessoal, o trabalho em equipes multidisciplinares, o senso investigativo e de gerenciamento de risco.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

 

Clique aqui e consulte a carga horária das disciplinas ministradas no curso

 

MAPA DE EQUIVALÊNCIAS

Clique e veja as disciplinas correlatas

 

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

Projeto do Curso - PPC

MANUAL ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2020

 

RECONHECIMENTO DO CURSO

Reconhecimento do Curso MEC

 

REGRAS PARA O TCC

MANUAL TCC 2020

Regras e normas para o TCC

 

ESTÁGIO

MANUAL ESTÁGIO 2020

 

COMO INGRESSAR

Através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) que utiliza os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os candidatos interessados em concorrer às vagas disponibilizadas pelo SISU devem verificar as informações constantes no endereço eletrônico do MEC, especialmente do SISU e do ENEM.

O ingresso também pode ser feito através de processos simplificados para vagas remanescentes, por meio de edital específico, a ser publicado pelo IFSP no endereço eletrônico www.ifsp.edu.br.

Outras formas de acesso previstas são: reopção de curso, transferência externa, portadores de diploma de graduação ou outra(s) forma(s) definida(s) pelo IFSP.

Clique aqui para acompanhar os processos seletivos para os cursos superiores.

 

VAGAS

40 vagas anuais

 

PERÍODO

Noturno

 

DURAÇÃO DO CURSO

7 Semestres / 3 anos e meio

 

COLEGIADO

Colegiado do Curso Bacharelado em Turismo

Instrução Normativa com Atribuições do Colegiado

 

CAAD

Portaria CBT nº 0044/2021

Portaria CBT nº 0135/2020

Portaria CBT nº 049/2019

 

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

Clique AQUI

 

PLANO DE GESTÃO 

Plano de Gestão - 1º Semestre de 2021

Relatório do Plano de Gestão - 1º Semestre de 2020

Relatório do Plano de Gestão - 2º Semestre de 2020

Relatório do Plano de Gestão - 2º Semestre de 2019

 

CORPO DOCENTE

Clique AQUI

 

TABELA RESUMO DAS ATIVIDADES DOCENTES

Projetos de Iniciação Científica

 

LINK DA NUVEM PARA PITs E RITs

Em atualização

 

COORDENADOR

Prof. Dr. Thiago Rodrigues Schulze

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

(13) 3346-5113

 


VEJA MAIS

registrado em:
Fim do conteúdo da página