Bacharelado em Turismo
Sobre o curso
OBJETIVOS GERAIS DO CURSO
O Curso Superior de Bacharelado em Turismo tem como objetivo promover ensino, pesquisa e extensão nas esferas compreendidas pelo Turismo, ou seja, nas dimensões ambiental, social, cultural e econômica. Formar profissionais que possuam subsídios para inserção e intervenção nas esferas supracitadas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover a reflexão sobre o turismo, considerando a diversidade cultural e socioambiental, de modo que contribua para o desenvolvimento local e regional;
- Compreender os destinos turísticos nos âmbitos da paisagem, do patrimônio, da economia e das relações culturais;
- Permitir análises sobre o planejamento e organização do turismo, em face aos elementos que o integram, tais como: meios de hospedagem, agenciamento de viagens, eventos, alimentos e bebidas, e transportes;
- Formar um educando reflexivo e com capacidade de intervir na dinâmica local e regional do turismo, seja por meio de ações empreendedoras, contribuindo para maior dinamismo do mercado vinculado ao turismo, como também contribuir à formulação e execução de políticas públicas voltadas ao turismo;
- Promover a formação humanística do educando, pautada nos princípios norteadores da ética, inclusão e cidadania.
PERFIL PROFISSIONAL DO ALUNO EGRESSO
O egresso do curso de Bacharelado em Turismo do Câmpus Cubatão apresenta capacidade e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e culturais, relacionadas com o mercado turístico, assim como a expansão e gerenciamento deste, fundamentando-se nos níveis graduais do processo de tomada de decisão, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação profissional. O egresso estará apto para atuar no planejamento, promoção e execução das atividades turísticas.
No desempenho da profissão, o egresso tem conhecimento para investigar os potenciais e vocações turísticas regionais, com objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico, com capacidade para gerenciar, planejar e administrar empreendimentos turísticos, atuando na elaboração, comercialização e execução de roteiros e eventos, considerando sustentabilidade econômica e ambiental destas atividades.
O egresso ainda domina os conhecimentos necessários para desenvolver, elaborar e gerenciar planos e programas turísticos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, atuando com as políticas setoriais. Pode coordenar e supervisionar equipes de trabalho; efetuar avaliações, emitir laudos e pareceres.
O egresso possui uma formação técnica, humanística, crítica, reflexiva, empreendedora e criativa, com base nos princípios da segurança, da responsabilidade socioambiental e da ética social e profissional.
- Articulação do perfil do egresso com o Arranjo Produtivo Local
O Bacharel em Turismo atua e adapta-se às novas demandas da sociedade e do mundo do trabalho. Sua capacidade de atuar e adaptar-se atende aos temas contemporâneos e está alinhado ao arranjo produtivo local, assim, além da formação geral do turismo, relacionam-se diretamente com a realidade local e regional com ênfase nas áreas de planejamento, hotelaria, eventos, gastronomia e agenciamento de viagens. Nesse sentido, pretende-se contribuir para a consolidação do turismo como área de estudos e indutor das atividades econômicas, formando profissionais e pesquisadores qualificados para a Região Metropolitana da Baixada Santista.
- Competências e Habilidades
Entre as competências e habilidades que o Curso Superior de Bacharelado em Turismo possibilita, destacam-se todas aquelas que permitem ao bacharel desenvolver o turismo como indutor das atividades econômicas, sociais e culturais, conforme as demandas que lhe forem apresentadas.
O percurso formativo proposto compõe-se de estratégias e ações voltadas ao desenvolvimento de competências e habilidades que subsidiem a atuação técnica, social e política na sociedade contemporânea. Assim, a interdisciplinaridade ganha relevância diante da complexidade do setor de viagens e turismo.
Além de aspectos técnicos, é esperado que o egresso exerça sua profissão imbuído de valores, tais como a autorresponsabilidade, a ética, o altruísmo e a solidariedade. A administração de serviços turísticos e hoteleiros possui estreita relação com a hospitalidade, ou seja, o egresso desenvolverá múltiplas competências e habilidades que o possibilite gerenciar tais serviços com sucesso.
Entre estas, cita-se, em alinhamento com os objetivos deste curso, a comunicação interpessoal, o trabalho em equipes multidisciplinares, o senso investigativo e de gerenciamento de risco.
DURAÇÃO DO CURSO
7 Semestres / 3 anos e meio
PERÍODO
Noturno
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO
MANUAL ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2020
ESTRUTURA CURRICULAR
Clique aqui e consulte a carga horária das disciplinas ministradas no curso
MAPA DE EQUIVALÊNCIAS
Clique e veja as disciplinas correlatas
TCC
- Potenciais linhas de orientação - NOVO!
- Regras
- Ofício nº 32/2022/CBAT - Calendário de bancas de qualificação e defesa TCC - 1º sem./2022
ESTÁGIO
- OFÍCIO N. 86/2022 - RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO E AVALIAÇÕES DE ESTÁGIO (6-9/2022)
- OFÍCIO N. 42/2022 - RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO E AVALIAÇÕES DE ESTÁGIO
Como ingressar
O IFSP utiliza algumas formas de seleção, como prova, nota do ENEM, análise de histórico escolar e entrevista.
Para saber qual método de seleção será utilizado no processo seletivo que você deseja participar, você deve ler atentamente o edital.
O ingresso também pode ser feito através de processos simplificados para vagas remanescentes, por meio de edital específico, a ser publicado pelo IFSP no endereço eletrônico ifsp.edu.br.
Outras formas de acesso previstas são: reopção de curso, transferência externa, portadores de diploma de graduação ou outra(s) forma(s) definida(s) pelo IFSP.
Clique aqui para acompanhar os processos seletivos para os cursos superiores.
VAGAS
40 vagas anuais
Laboratórios
O Laboratório de Turismo, intitulado Labtur, do IFSP Câmpus Cubatão, atende as atividades ligadas a Ensino, Pesquisa e Extensão, ligadas ao eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer, o que inclui o Curso Superior de Bacharelado em Turismo, como organização de eventos, reuniões, recepções, projetos, aulas e atividades, possuindo regulamentação própria, projeto de extensão universitária para monitoria, além dispor de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação. A avaliação periódica do Labtur é realizada através de questionários e reuniões com os docentes, discentes, monitores e docente responsável por projetos de extensão relacionados ao laboratório.
- Regulamento
- Relatório de avaliação e aprimoramento do Labtur - 2 quadrimestre (Publicado em 03/10/2022)
- OFÍCIO N.o 50/2022 - Ações desenvolvidas com base no relatório de aprimoramento LABTUR 1º Quadrimestre 2022 (Publicado em 01/06/2022)
- Relatório de aprimoramento do Laboratório de Turismo (Publicado em 19/05/2022)
- Laboratório de Hospedagem (LABHosp) - Regulamento
- Regulamento de uso do Laboratório de Informática
NDE
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE
- Ficha de Validação Bibliográfica 3º Semestre/2022 (NOVO)
- Ficha de Validação Bibliográfica 2º Semestre/2022
- Ficha de Validação Bibliográfica 1º Semestre/2022
- Ofício n.º 66/2022 - CBAT-CBT/DAC-CBT/DEN - Política semestral de atualização bibliográfica dos componentes curriculares do Bacharelado em Turismo
- Portaria CBT n° 036/2022 - Altera em partes a Portaria CBT.0043/2021
- Portaria CBT n° 030/2022 - Altera em partes a Portaria CBT.0043/2021
- Comunicado 1/2022 - Ata da reunião do Colegiado Bacharelado em Turismo do IFSP Câmpus Cubatão
- Ficha de validação bibliográfica 2021
- Portaria CBT nº 0043/2021
- Áreas de interesse
- Portaria CBT nº 025/2020
- Portaria CBT nº 087/2018
- Portaria CBT nº 007/2018
- 1ª Relatório de Validação Bibliográfica
- 2ª Relatório de validação Bibliográfica
- 3ª Relatório de validação Bibliográfica
- Relatório de validação bibliográfica - ATA-ENS-NDE 3/2021 - CBAT-CBT/DAC-CBT/DEN-CBT/DRG/CBT/IFSP
Corpo Docente
- Planilha docente 1/2022
- Horário de atendimento ao discente 2/2021
- Produções docentes nos últimos três anos - versão 1/2021
- Planilha docente 2020
Atividades Complementares
- Regulamento
- Relatório anual
- Ofício nº 31/2022 - CBAT-CBT - Atividades Complementares no SUAP
Coordenação
Prof. Dr. Thiago Rodrigues Schulze
Professor EBTT da Área de Turismo do IFSP - Câmpus Cubatão
Lattes:
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
(13) 3346-5313
Portaria de Designação do Coordenador
Processos Eleitorais para escolha do Coordenador do Curso
PLANO DE AÇÃO
- Biênio 2021/2023
PLANO DE GESTÃO
- Plano de Gestão - 2022
- Plano de Gestão - 1º Semestre de 2021
- Biênio 2019/2020
Veja mais
- Ofício Nº09/2022 - Disponibilização das metas de gestão e calendário do Curso Superior de Bacharelado em Turismo IFSP - Câmpus Cubatão - 1º Semestre 2022
- Cronograma EXAPE
- Portaria nº CBT.0056/2021- DESIGNA composição da Comissão de Planejamento e Organização da Semana de Turismo
- Calendário do Cronograma das principais atividades do semestre - 01/2021
- EditaL - Curso Formação Pedagógica de Docentes para a Educ. Profissional de Nível Médio - modalidade a distâncial
- Plano de Atividades para Retomada das Aulas
- Ações discentes
- Eventos desenvolvidos pelo curso
- Cadastre seus dados no Banco de egressos
- Resolução nº 47/2017 , de 06 de junho de 2017 - Implantação do curso de Bacharelado em Turismo
- Portaria n. CBT.030/2020, de 22 de abril de 2020 - Comissão de Planejamento e Organização da Semana de Turismo –TURWEEK 2020
- Edital n. 006, de 8 de junho de 2020 - Processo Seletivo para Curso de Extensão: Técnicas de autodesenvolvimento para profissionais em Turismo
Redes Sociais