Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estágios
Início do conteúdo da página

Estágios

Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 15h36 | Última atualização em Sexta, 23 de Julho de 2021, 19h14 | Acessos: 39080

O estágio curricular supervisionado é regulamentado pela Lei Federal n. 11.788/2008, pelas Instruções Normativas do IFSP e Ofícios do Câmpus Cubatão (Instrução Normativa PRX n. 02, de 01 de março de 2021, Instrução Normativa n. 001/2020, Instrução Normativa n. 002/2020, Instrução Normativa n. 003/2020 - (OFÍCIO 1/2021 - DAPIE-CBT/DEN-CBT/DRG/CBT/IFSP e OFÍCIO 98/2021 - CEX-CBT/DAPIE-CBT/DEN-CBT/DRG/CBT/IFSP) e Instrução Normativa nº008/2020) e tem caráter obrigatório ou não obrigatório, conforme definido no Projeto Pedagógico de cada curso e somente poderá ser realizado mediante o cumprimento das exigências estabelecidas na legislação vigente e procedimentos estabelecidos pela Diretoria Adjunta de Extensão (DAEX) e Coordenadoria de Estágio (CES).

O estágio tem por objetivo preparar o estudante para o mercado de trabalho e estabelecer articulação entre a teoria e a prática, concebendo uma visão do mundo real no universo do trabalho.

O estágio obrigatório não configura uma relação de emprego, mas concede alguns direitos e obrigações ao aluno: o recebimento de bolsa ou remuneração, se estipulado; cumprimento de carga horária de até 6 horas diárias e 30 horas semanais e em período diverso do horário de aula"; seguro obrigatório contra acidentes contratado pela empresa concedente (o valor do seguro deverá ser preenchido com valor total, no caso de indenização. Ex. R$20.000,00) ; e, prazo máximo de estágio de 2 (dois) anos. O contrato de estágio com prazo de 1 (um) ano poderá ser prorrogado por igual período, desde que o aluno esteja matriculado no Curso. 

O estágio é obrigatório aos alunos de todos os cursos ofertados no câmpus, com exceção de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ( ADS) e Tecnologia em Automação Industrial (CSA). No entanto, os que desejarem realizar o estágio não obrigatório deverão cumprir as mesmas exigências do estágio obrigatório, sob supervisão do Orientador de estágio, inclusive; sem que haja o cômputo das horas de estágio realizadas, devendo ser, obrigatoriamente, remunerado.


Nos casos em que o estágio seja iniciado antes do período obrigatório, o aluno deverá entregar as documentações e cumprir as orientações e procedimentos relacionados ao Estágio. No entanto, esse período não será validado com efeito de estágio curricular supervisionado.

 

ORIENTAÇÕES, PROCEDIMENTOS E FASES DO ESTÁGIO 

O aluno regularmente matriculado que conquistou uma vaga de estágio deverá observar as orientações, procedimentos e fases, bem como a legislação vigente e os tutoriais para preenchimento correto da documentação e encaminhar à Coordenadoria de Estágio - pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. -, obrigatoriamente,  10 (dez) dias antes da data de início do estágio estabelecida no contrato e aguardar o e-mail do Setor informando a aprovação.

 

ATENÇÃO!

  • Os documentos de estágio estão disponíveis em arquivos editáveis, sendo imprescindível o preenchimento de todos os campos. Caso o preenchimento do documento seja escrito, deverá estar legível.
  • O valor do seguro deverá fazer referência ao valor total contratado, no caso de indenização. (Ex. R$20.000,00)
  • Serão aceitos modelos de documentos de estágio próprio apresentado pela empresa, desde que contenham as informações do modelo disponibilizado no site IFSP - Câmpus Cubatão.
  • O não cumprimento das orientações e procedimentos acarretará o atraso na tramitação do processo de estágio e indeferimento.

 

O prazo para resposta aos e-mails encaminhados à Coordenadoria de Estágio (CES) é de até 48 horas, considerando apenas os dias úteis e o horário de funcionamento do Setor.

registrado em:
Fim do conteúdo da página