Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 18h51 | Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 17h17 | Acessos: 7940

1. O que é Iniciação Científica?

Trata-se de um programa voltado a alunos que permite desenvolver ou participar de um projeto de pesquisa em qualquer área do conhecimento, sempre com a orientação de um pesquisador experiente vinculado à sua instituição de ensino.

 

2. Qual é o objetivo da iniciação científica?

objetivo do Programa de Iniciação Científica é fomentar a pesquisa científica, viabilizando a produção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que permitam a iniciação do aluno no campo da pesquisa.

 

 3. Qual importância da iniciação científica para o aluno?

É um programa que coloca os alunos em contato com grupos e linhas de pesquisas. Seu objetivo é proporcionar ao aluno uma orientação com pesquisadores experientes e promover o aprendizado de técnicas e métodos científicos.

 

 4. Porque participar de um projeto de iniciação científica?

Iniciação Científica tem como objetivo aproximar os alunos da área da pesquisa e possibilitar o contato com técnicas e métodos científicos.

 

5. Qual é a importância da pesquisa?

pesquisa, além de ser uma via para a construção de conhecimento e informações, é base para o progresso humano no mundo científico, tecnológico e cultural. É buscar novas informações a partir das já existentes e cruzar conhecimentos.

 

 6. Porque é que se faz a pesquisa científica?

A iniciação científica é considerada uma atividade de vital importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que dá ao aluno a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da pesquisa e ver a aplicação dos conceitos ensinados na sala de aula.

 

 7. O que é o PIBIFSP?

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP tem por finalidade o suporte a grupos de trabalho, formados por docentes e alunos, integrantes do regime de iniciação científica envolvidos no desenvolvimento de pesquisas de acordo com o Regimento Interno. Nesta modalidade, os alunos recebem bolsa mensal de R$400,00 durante o período de vigência do projeto.

 

8. O que é o PIVICT?

O Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP tem por finalidade, assim como no PIBIFSP, o suporte a grupos de trabalho, formados por docentes e alunos, integrantes do regime de iniciação científica envolvidos no desenvolvimento de pesquisas de acordo com o Regimento Interno. Porém, nesta modalidade, não há remuneração durante o período de vigência do projeto.

 

9. O que é preciso para participar dos Programas de Iniciação Científica oferecidos pelo IFSP?

  • Ser aluno regularmente matriculado no IFSP em curso técnico (integrado ou concomitante) ou de graduação;
  • Ser selecionado e indicado pelo orientador;
  • Dispor de 20 (vinte) horas semanais, cumpridas dentro ou fora do câmpus, para dedicação às atividades relacionadas ao projeto;
  • Ao longo da execução do projeto, manter desempenho escolar/acadêmico que não prejudique o andamento das suas atividades no curso em que é aluno regular no IFSP;
  • Não ser empregado ou empregador, contudo, poderá exercer atividade de estágio, nos termos da Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008;
  • Não ter pendências neste ou em outros programas da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação;
  • Ser titular de conta corrente ativa em qualquer banco.
registrado em:
Fim do conteúdo da página