Perguntas Frequentes
1. O que é Iniciação Científica?
Trata-se de um programa voltado a alunos que permite desenvolver ou participar de um projeto de pesquisa em qualquer área do conhecimento, sempre com a orientação de um pesquisador experiente vinculado à sua instituição de ensino.
2. Qual é o objetivo da iniciação científica?
O objetivo do Programa de Iniciação Científica é fomentar a pesquisa científica, viabilizando a produção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que permitam a iniciação do aluno no campo da pesquisa.
3. Qual importância da iniciação científica para o aluno?
É um programa que coloca os alunos em contato com grupos e linhas de pesquisas. Seu objetivo é proporcionar ao aluno uma orientação com pesquisadores experientes e promover o aprendizado de técnicas e métodos científicos.
4. Porque participar de um projeto de iniciação científica?
A Iniciação Científica tem como objetivo aproximar os alunos da área da pesquisa e possibilitar o contato com técnicas e métodos científicos.
5. Qual é a importância da pesquisa?
A pesquisa, além de ser uma via para a construção de conhecimento e informações, é base para o progresso humano no mundo científico, tecnológico e cultural. É buscar novas informações a partir das já existentes e cruzar conhecimentos.
6. Porque é que se faz a pesquisa científica?
A iniciação científica é considerada uma atividade de vital importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que dá ao aluno a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da pesquisa e ver a aplicação dos conceitos ensinados na sala de aula.
7. O que é o PIBIFSP?
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP tem por finalidade o suporte a grupos de trabalho, formados por docentes e alunos, integrantes do regime de iniciação científica envolvidos no desenvolvimento de pesquisas de acordo com o Regimento Interno. Nesta modalidade, os alunos recebem bolsa mensal de R$400,00 durante o período de vigência do projeto.
8. O que é o PIVICT?
O Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP tem por finalidade, assim como no PIBIFSP, o suporte a grupos de trabalho, formados por docentes e alunos, integrantes do regime de iniciação científica envolvidos no desenvolvimento de pesquisas de acordo com o Regimento Interno. Porém, nesta modalidade, não há remuneração durante o período de vigência do projeto.
9. O que é preciso para participar dos Programas de Iniciação Científica oferecidos pelo IFSP?
- Ser aluno regularmente matriculado no IFSP em curso técnico (integrado ou concomitante) ou de graduação;
- Ser selecionado e indicado pelo orientador;
- Possuir currículo atualizado na plataforma Lattes do CNPq;
- Dispor de 20 (vinte) horas semanais, cumpridas dentro ou fora do câmpus, para dedicação às atividades relacionadas ao projeto;
- Ao longo da execução do projeto, manter desempenho escolar/acadêmico que não prejudique o andamento das suas atividades no curso em que é aluno regular no IFSP;
- Não ser empregado ou empregador, contudo, poderá exercer atividade de estágio, nos termos da Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008;
- Não ter pendências neste ou em outros programas da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação;
- Ser titular de conta corrente ativa em qualquer banco.
10- Onde verifico os Editais dos Programas relacionados à Pesquisa?
12- O que é e para que ser o Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) do IFSP?
A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP é uma instância independente, de múnus público, colegiado e interdisciplinar, de caráter consultivo, deliberativo, educativo e fiscalizador, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP). Cabe à CEUA/IFSP analisar, monitorar e emitir pareceres e certificados relativos as atividades de ensino, pesquisa e extensão que necessitem do uso de animais não humanos (criação, manutenção e experimentação). Para consultar todas as informações, documentos e cronograma de reuniões, acesse aqui
Redes Sociais