Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grupos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Grupos de Pesquisa

Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 18h42 | Última atualização em Sexta, 26 de Janeiro de 2024, 11h25 | Acessos: 13336

O objetivo geral dos Grupos de Pesquisa vinculados ao IFSP é contribuir para a consolidação da Pesquisa na Instituição por meio da integração entre os pesquisadores, otimização do uso dos recursos destinados à pesquisa e da nucleação de novos programas de pós-graduação. Tendo como objetivos específicos: 

  1. estimular a produção científica e tecnológica, especialmente voltada à geração de benefícios imediatos à sociedade;
  2. favorecer a integração entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão;
  3. congregar pesquisadores, de todo o IFSP ou externos, cujos projetos se organizem a partir de temáticas de interesse comum;
  4. desenvolver pesquisas em temas compatíveis com a missão institucional;
  5. estimular os pesquisadores experientes a se envolverem com discentes e outros servidores;
  6. contribuir para o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares ou transdisciplinares;
  7. estimular intercâmbios e parcerias nacionais e internacionais para o desenvolvimento de pesquisas, a difusão do conhecimento produzido no âmbito do IFSP e sua divulgação para a sociedade.

 

Tulipa Icone padrao

Grupo de Pesquisa Observatório de Turismo do Litoral Paulista - TULIPA

O propósito da formação do Grupo de Pesquisa Observatório de Turismo do Litoral Paulista emerge de uma demanda dos professores e da área técnica em Turismo e os demais interessados que observaram a pertinência e a relevância de se criar um grupo que congregue as pesquisas desenvolvidas na região Metropolitana da Baixada Santista, bem como a identificação de temas e pesquisas que possam ser conduzidas por grupos de docentes, em conjunto com alunos bolsistas e voluntários de Iniciação Científica e demais estudantes do Curso Superior de Bacharelado em Turismo.


Líder do Grupo: Prof. Dra. Valéria Luiza Pereira Fedrizzi -  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Saiba mais

autom

AUTOMSYSTEM

O Grupo de Pesquisa "AUTOMSYSTEM" é formado por professores e alunos do IFSP e pesquisadores externos e  tem como objetivo contribuir com estudos e pesquisas sobre o Sistemas de Automação voltados a processos e equipamentos contemplando principalmente as seguintes áreas: automação industrial, qualidade e eficiência energética. 

Ata Reunião 2018


Líder do Grupo: Marcos Marinovic Doro - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Saiba mais

 

infoedu

INFOEDU - Grupo de Pesquisa em Informática Aplicada à Educação.

O grupo de pesquisa INFOEDU tem como objetivo principal a investigação e desenvolvimento de fundamentos teórico-metodológicos para o desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à Educação.


Líderes do Grupo:

  • Eduardo Henrique Gomes - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Saiba mais

gepefop

GEPEFOP - Grupo de Ensino e Pesquisa de Educação e Formação Profissional 

Trata-se de um grupo de pesquisa em Educação e formação profissional preocupado com a eficiência do ensino básico e superior, as políticas públicas, e com a inclusão das TICs em todo esse processo educativo, mas com especial atenção ao Ensino Básico. Preocupa-se também com as questões de acessibilidade de pessoas com necessidades especiais, atuando especificamente com a deficiência auditiva.

Site: http://gepefopifsp.wix.com/gepefop


Líder do Grupo: Elifas Levi da Silva - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Saiba mais

picem

PICEM - Pesquisa e Inovação em Ciências e Educação Matemática do Campus Cubatão

O grupo PICEM tem o objetivo de conduzir estudos que discutam o desenvolvimento das Ciências Naturais e Matemática, suas aplicações e seus processos de ensino e aprendizagem. Fundamenta-se nas dimensões histórica, epistemológica, política, cognitiva, didática, tecnológica e social dos saberes matemáticos e científicos. Tem como premissa a articulação entre ensino, pesquisa e inovação no curso de Licenciatura em Matemática do Campus Cubatão do IFSP.


Líder do Grupo: Cláudia Cristina Soares de Carvalho -O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Saiba mais

geeabs

Grupo de Estudo e Ensino de Astronomia da Baixada Santista - GEEABS.

A comunidade do Campus Cubatão demonstra interesse sobre Astronomia e na Baixada Santista se desconhece grupo nesse sentido. Além disso, há no Campus docentes interessados em compartilhar seus conhecimentos, assim como realizar estudos, oferecer ensino mais amplo, e realizar pesquisa envolvendo a área. Esse grupo está propondo um Projeto de Iniciação Científica para o próximo ano. Mesmo não possuindo as condições necessárias em equipamentos, acredita-se que o estabelecimento do grupo irá proporcionar que aconteça locação de recursos para a divulgação da ciência na área da Astronomia. 
Desde o ano de 2009 o Campus participa da Olimpíada Brasileira de Astronomia, na qual se percebe uma certa lacuna de conhecimento dos estudantes, uma vez que não há condições, dentro do ano letivo, de se trabalhar especificamente de maneira mais ampla com a Astronomia. Nesse sentido, o grupo proposto visa disponibilizar maiores oportunidades para a comunidade poder acessar e adquirir conhecimento na área, com atividades tais como curso, seminários e observações do céu noturno.

Líder do Grupo: Marciel Silva Santos - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Saiba mais

 

 

 logo GRAMSCHE

 

 

 
Grupo de Análises Multidisciplinares em Ciências Humanas e Espaciais - GRAMSCHE

A organização de pesquisadores em grupos de pesquisa tem se mostrado um instrumento de suma relevância para produção, análise e organização do conhecimento científico, nas mais diversas áreas e setores do saber, inclusive nas ciências humanas. O Instituto Federal de São Paulo - Campus Cubatão - reúne uma equipe de docentes multidisciplinar na área das humanidades, que visa superar a carência de análises, pesquisas e dados sociais, históricos e espaciais. Diante de tal conjuntura o coletivo de docentes e discentes que atuam na instituição veem a necessidade da constituição de um grupo de pesquisa voltado a tais análises, com vistas a fomentar, produzir e divulgar o conhecimento cientifico na região. Tendo como função realizar pesquisas no âmbito das ciências humanas, bem como divulgar publicamente as informações obtidas, junto a comunidade, por meio de publicações em revistas científicas, livros, anais de eventos, entre outros.
 
Líder do grupo: Júlio Cesar Zandonadi -  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..br
Vice-Líder: Ricardo Rodrigues Alves de Lima 
 
 
 
 
 labmax logo

LABMAX - Laboratório James Clerk Maxwell de Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado

No Laboratório Maxwell pesquisas são desenvolvidas com o propósito de elevar a qualidade de vida da sociedade brasileira nas áreas de saúde, defesa e educação, através da pesquisa e transferência do conhecimento. Para isso, os estudos são lastreados pelos fundamentos do eletromagnetismo, sobretudo quanto a tecnologia de radar por micro-ondas, podendo destacar a recente descoberta: Nova técnica de cavidades radiantes de borda aplicadas a antenas Vivaldi, o que melhora suas características diretivas aumentando o ganho do lóbulo principal e reduzindo o nível dos lóbulos laterais simultaneamente, dando origem a antena Palm Tree, apresentada a comunidade acadêmica pelo artigo disponível em: http://doi.org/10.1109/LAWP.2015.2404875

Ata Reunião 2018

http://labmax.org/

Líderes do Grupo: 

Prof. Arnaldo de Carvalho JúniorO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Prof. Alexandre Maniçoba de Oliveira - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Saiba mais

elim

ELIN - Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos

O grupo se propõe a discutir as teorias linguísticas, promovendo investigações sobre a língua em diversos contextos, visando a compreensão dos fenômenos linguísticos recorrentes na sociedade. Pretende-se, assim, empreender pesquisas que contribuam para o desenvolvimento da ciência linguística em diferentes abordagens, tendo como enfoque a língua em uso, contemplando-a em todas as suas dimensões. Os estudos visam, também, empreender ações que permitam a análise, descrição e documentação linguística e cultural de comunidades e povos de origens diversas.

Líder:  Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/787575

 logo 2.png RACNEGÊ

RACNEGÊ - Grupo de Pesquisa: Raça, Cultura negra e Gênero

A proposta de discussão do grupo diz respeito à investigação das demandas acontecidas nos diversos espaços educacionais/escolares formais e setores da sociedade relacionadas ao objeto de pesquisa. Para tanto, utilizar-se-ão os referenciais teóricos fundantes que ancorem tal busca. Objetiva-se realizar pesquisas que contribuam para a depreensão dos fenômenos ao objeto de pesquisa, disponibilizando os resultados a toda comunidade acadêmica.

Líder do Grupo: Antônio César Lins Rodrigues - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Saiba mais

 

 metativLogo
METATIV - Metodologias Ativas: ensino, aprendizagem e avaliação
 
Este grupo de pesquisa se propõe a discutir teorias que favoreçam os processos de ensino, avaliação e aprendizagem na educação básica, técnica e tecnológica, com ênfase na técnica de mapeamento conceitual e nas metodologias ativas. Pretende atuar nas diversas áreas do conhecimento, sempre focando em processos de ensino e aprendizagem que coloquem o estudante como ator central no ambiente escolar e universitário, congregando ainda necessidades de formação identificadas pelos arranjos produtivos locais.
Líder do Grupo: Leandro Fabrício Campelo - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
 
NESPNI

O NESPNI – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Negócios Internacionais

 

O NESPNI – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Negócios Internacionais tem o intuito de desenvolver estudos sobre comércio e finanças internacionais, e sobre questões relacionadas à integração e ao desenvolvimento nacional. As pesquisas realizadas poderão nortear a elaboração e a formulação de políticas e diretrizes de planejamento para o desenvolvimento brasileiro, bem como a sua inserção no contexto internacional, promovendo crescimento da atividade produtiva e das organizações.

Líder do Grupo: Fernando Ribeiro dos Santos

-  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Saiba mais 

logo9

Grupo de Pesquisa em Estudos Literários - ELIT

O “Grupo de Pesquisa em Estudos Literários” destina-se ao estudo crítico e teórico da literatura. Compõe-se de linhas de pesquisa que investigam os aspectos internos da obra literária -- imantados à criação e à originalidade da produção, em cuja essência reside sua marca de referência no panorama artístico e histórico – assim como as dimensões externas que a influenciaram esteticamente.

 
Líder do grupo: Khalil Salem SuguiO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Logo GIEL

GIEL - Grupo Interdisciplinar em Estudos de Linguagens

 

Para além das relações binárias em pesquisas sociais, concebemos uma proposta em Estudos de Linguagem pluriteórica, hiper-flexível e que se pauta criticamente por nortes etnográficos e sócio-ontologicamente orientados, uma vez que o contato com o fenômeno é que indicará os caminhos epistêmico-metodológicos a serem trans, multi, pluri e interdisciplinarmente trilhados. Logo, essa mesma proposta propiciará a descoberta de "[...] conceitos quentes que derretam as fronteiras em que a ciência moderna dividiu e encerrou a realidade". (Sousa Santos, 2008, p. 72) O assento na interdisciplinaridade como inspiração do fazer científico tem o fito de estabelecer pontes dialógicas com/entre distintos campos de saber. (Bakhtin, 2003) Essa é nossa aposta para renúncias dicotômicas e positivistas dada a instabilidade do "outro" e do "nós" no fluxo global que interfaceia os processos de criação e que visam a perspectivar a produção social do conhecimento sobre a Linguagem. (Blommaert, 2012)

Líder do Grupo: Rubens Lacerda de Sá -  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Saiba mais

 

Para mais informações sobre outros grupos de pesquisa, acesse a página do CNPQ.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página