CPA
Página em construção.
CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA - IFSP) é o órgão responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.
A comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos e discentes) e da sociedade civil organizada (representantes externos), e visa articular e coordenar a avaliação interna da instituição (autoavaliação institucional), observando as seguintes dimensões do universo acadêmico:
- planejamento e avaliação institucional;
- desenvolvimento institucional;
- políticas acadêmicas;
- políticas de gestão;
Entre os diversos objetivos da avaliação institucional, cumpre destacar seu papel no desenvolvimento de uma cultura avaliativa que atenda aos interesses da comunidade. Neste sentido, a avaliação se afigura como instrumento voltado ao estímulo de uma autoconsciência crítico-reflexiva da instituição sobre os sentidos de suas atividades e de sua finalidade.
A Autoavaliação institucional é realizada periodicamente por meio da aplicação de questionários para o levantamento de dados sobre a realidade do câmpus. De posse dessas informações, são gerados relatórios que expressam o resultado do processo de discussão, análise e interpretação dos dados advindos, principalmente, do processo de autoavaliação.
Os destinatários do relatório são os membros da comunidade acadêmica, os avaliadores externos e a sociedade. Esse relatório apresenta sugestões para ações de natureza administrativa, política, pedagógica e técnico-científica.
Justificativa
A compreensão da avaliação como um processo dinâmico, que exige mediação pedagógica permanente, impõe ao Ministério da Educação (MEC) a responsabilidade de rever periodicamente os seus instrumentos e procedimentos de avaliação, de modo a ajustá-los aos diferentes contextos e situação que se apresentam no cenário da educação superior, e torná-los elementos balizadores da qualidade que se deseja para a graduação.
Em continuidade à implementação dos instrumentos que permitirão operacionalizar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui a avaliação das instituições de educação superior, de curso e do desempenho dos estudantes, o MEC apresenta à sociedade brasileira o novo Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação.
Elaborado de forma conjunta pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e pela Diretoria e Avaliação da Educação Superior (DAES), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a sua formulação teve como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos, os princípios e diretrizes do SINAES e os padrões de qualidade da educação superior.
O Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação será utilizado pelos avaliadores nas modalidades presencial e a distância. Nesse sentido, ele possui abrangência e flexibilização necessárias para assegurar uma avaliação fidedigna dos cursos, realçar as especificidades que marcam cada um deles, e viabilizar a sua utilização associada a indicadores diagnósticos que contribuirão para uma análise mais substancial da realidade.
Com o novo Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação, o INEP está apto a implementar esta etapa do processo avaliativo integrado do SINAES, assegurando a oferta de cursos de educação superior com qualidade acadêmica e o compromisso social com o desenvolvimento do País.
CPA Central e CPA Local
Dada a complexidade estrutural e o histórico e realidades distintas de cada câmpus do IFSP, para maior organização e concretização de seus trabalhos, a CPA mantém a seguinte forma de organização: uma comissão central, atuante na Reitoria do IFSP, responsável por planejar, organizar, coordenar e auxiliar os trabalhos das CPAs locais de cada câmpus. Dentre as atividades desenvolvidas pela CPA Local, estão compreendidas:
- Organizar reuniões para desenvolver suas atividades;
- Participar do processo de elaboração da autoavaliação institucional, coordenado pela CPA Central;
- Sensibilizar a comunidade acadêmica para os processos de avaliação institucional;
- Coordenar o processo de autoavaliação da Instituição no âmbito do Câmpus;
- Apoiar a CPA Central no acompanhamento do processo de avaliação externa;
- Propor à CPA Central e/ou desenvolver projetos, programas e ações, visando a melhoria do processo avaliativo institucional;
- Sistematizar e prestar as informações solicitadas pela CPA Central;
- Elaborar e divulgar os relatórios de autoavaliação institucional do Câmpus e encaminhá-los à CPA Central;
- Divulgar, à comunidade interna e externa, as atividades desenvolvidas, os resultados e as ações propostas e realizadas.
Portarias e Membros
No IFSP-CBT, a CPA foi nomeada por meio da PORTARIA Nº CBT IFSP 043, DE 11 DE ABRIL DE 2022. Atualmente, integram a CPA:
REPRESENTANTES DOCENTES
Glauber Renato Colnago - CB211746
Elian João Agnoletto - CB24823X – Presidente
REPRESENTANTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO
Ivan da Conceição Souza - CB900941
Tuany Martins Bonfim Pacheco - CB146018
REPRESENTANTES DISCENTES
Richard Cipriano Santos – CB3005526
Juliana Bastos Oliveira - CB3003965
REPRESENTANTE DA SOCIEDADE CIVIL
Ester Cássia Chilaver
Para saber mais e/ou participar da CPA, basta entrar em contato por meio do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
2022
2021
2020
2019
A compreensão da avaliação como um processo dinâmico, que exige mediação pedagógica permanente, impõe ao Ministério da Educação a responsabilidade de rever periodicamente os seus instrumentos e procedimentos de avaliação, de modo a ajustá-los aos diferentes contextos e situação que se apresentam no cenário da educação superior e torná-los elementos balizadores da qualidade que se deseja para a graduação.
Em continuidade à implementação dos instrumentos que permitirão operacionalizar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui a avaliação das instituições de educação superior, de curso e do desempenho dos estudantes, o Ministério da Educação apresenta à sociedade brasileira o novo Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação.
Elaborado de forma conjunta pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e pela Diretoria e Avaliação da Educação Superior (DAES), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a sua formulação teve como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos, os princípios e diretrizes do SINAES e os padrões de qualidade da educação superior.
O Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação será utilizado pelos avaliadores nas modalidades presencial e a distância. Nesse sentido, ele possui abrangência e flexibilização necessárias para assegurar uma avaliação fidedigna dos cursos, realçar as especificidades que marcam cada um deles, e viabilizar a sua utilização associada a indicadores diagnósticos que contribuirão para uma análise mais substancial da realidade.
Com o novo Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação o INEP está apto a implementar esta etapa do processo avaliativo integrado do SINAES, assegurando a oferta de cursos de educação superior com qualidade acadêmica e o compromisso social com o desenvolvimento do País.
Brasília, 19 de agosto de 2008.
Visite o site da CPA do IFSP, clicando aqui.
-
Código Eleitoral - 2019
-
Redes Sociais