Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 22h52 | Última atualização em Segunda, 16 de Julho de 2018, 15h12 | Acessos: 341

1. Quando posso iniciar o Estágio?

R: A partir dos 16 anos de idade o estudante regularmente matriculado pode iniciar um estágio, lembrando que no caso do estágio obrigatório, o mesmo só pode ser iniciado a partir

do período previsto no plano do curso.

 

2. Trabalho na área do meu curso, posso validar meu trabalho como estágio?

R: Sim, se você já atua na sua área é possível pedir a Dispensa/Aproveitamento de estágio. Neste caso alguns documentos devem ser preenchidos e entregues na Coordenadoria de Extensão, para que o professor orientador de estágio possa avaliar se as atividades realizadas na empresa são pertinentes ao conteúdo do curso.

 

3. Sou bolsista de extensão/ensino/pesquisa do IFSP, minhas atividades podem ser validadas como estágio?

R: Sim, o período que trabalhar como bolsista pode ser considerado desde que seja comprovado que as atividades realizadas condizem com o conteúdo aprendido no curso. Para valida-lo é necessário trazer Requerimento de estágio (2 vias) e Termo de Compromisso Interno de Estágio (3 vias).

 

4. Como formalizar o estágio?

R: Existem dois caminhos para a formalização do estágio: através de agentes de integração (empresas que realizam a intermediação entre a unidade concedente de estágio e a instituição de ensino) ou diretamente entre o IFSP e a empresa. Em ambos os casos, o Termo de compromisso deve ser assinado pelo aluno, pela unidade concedente e pela instituição de ensino. Lembre-se: a instituição de ensino é sempre a última parte a assinar o termo de compromisso. Procure o coordenador de estágio do seu Campus para auxiliá-lo nesse processo.

 

5. Quais são os documentos necessários para a realização do Estágio?

R: Requerimento de estágio (2 vias), Termo de Compromisso de Estágio (3 vias), Plano de Atividades de Estágio (3 vias), todos devidamente preenchidos, assinados (em original) e com o carimbo da empresa ou com carimbo contendo nome e cargo da pessoa (responsável) que assinou. Entregar os documentos na CEX, para que o Professor Orientador de Estágio possa deferi-lo.

 

6. Como preencher o plano de atividades?

R: O plano de atividades deve acompanhar o Termo de compromisso e deve ser preenchido em conjunto com a unidade concedente. Nele deverá constar todas as atividades que serão desenvolvidas pelo estagiário no âmbito da unidade concedente. Planos de estágio que não contemplem atividades correlatas ao curso do estagiário serão indeferidos.

 

7. Como proceder no caso de rescisão?

R: O Termo de compromisso de estágio pode ser rescindido a qualquer momento, desde que haja interesse de qualquer uma das partes. Nesse caso, deve ser preenchido o Termo de rescisão de estágio, encerrando o vínculo entre o estagiário e a unidade concedente.

 

8. Tenho direito a férias?

R: Sim, é assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.

 

9. Posso fazer estágio sem remuneração?

R: Sim, porém, apenas o estágio obrigatório pode não ser remunerado, período previsto no plano do curso.

No caso de estágio não obrigatório a concessão de bolsa, bem como do auxílio-transporte, é obrigatória.

registrado em:
Fim do conteúdo da página