Coordenadoria de Biblioteca - CBI

Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 17h33 | Última atualização em Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 11h39 | Acessos: 9366

A Biblioteca busca apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Câmpus ao fomentar atividades culturais, amparar o desenvolvimento de atividades acadêmicas e priorizar o atendimento das necessidades informacionais dos alunos na elaboração de suas pesquisas.
Além dos livros elencados nos planos de ensino, complementam o acervo diversas obras de literatura de autores nacionais e internacionais, incluindo clássicos e literatura infantil.
O acervo da biblioteca é constituído por meio de compras, doações ou permutas, sendo que seu crescimento ocorre de forma contínua a fim de atender as demandas da comunidade acadêmica. Para informações, consulte a Política de Desenvolvimento de Coleções. Para doações, acesse o Termo de Doação de Material Bibliográfico.
Atualmente, o acervo possui mais de 13.500 exemplares de diversas obras, como livros, CDs e DVDs, periódicos, trabalhos de conclusão de curso dos discentes do câmpus, obras de referência, entre outras.
Em 2015, iniciou-se a catalogação do acervo no software Pergamum, adquirido pelo IFSP para todas as bibliotecas da instituição. Assim, a circulação de materiais pelo Pergamum, o qual permite consultas, renovações, reservas e demais serviços online, se efetivou no campus Cubatão em 2016.
Em maio de 2017, o IFSP adquiriu a Biblioteca Virtual Universitária Pearson, que conta com mais de 12700 títulos.
A Coordenadoria de Biblioteca, órgão subordinado à Diretoria Adjunta Educacional, é articulada por equipe composta por bibliotecários-documentalistas e auxiliares de biblioteca.
Considerando as normas que regulam a profissão de bibliotecário e seu exercício, fica estipulado que a Coordenação de Biblioteca seja realizada por bibliotecário, com registro profissional no Conselho Regional de Biblioteconomia, na jurisdição que tiver sujeito conforme dispõem as Leis n° 4.084, de 30 de junho de 1962, e 9.674, de 26 de junho de 1998, e as orientações contidas no Ofício Circular n 01
/2012/SEGEP-MP.

COORDENADORA