Cursos de graduação do Câmpus Cubatão recebem nota máxima pelo MEC
Licenciatura em Letras e Engenharia de Controle e Automação se destacaram na avaliação que analisa as condições de ensino oferecidas pelas instituições de ensino superior
Os cursos de Licenciatura em Letras/Português e Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) foram reconhecidos com nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC).
A avaliação tem como objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes. Ela é feita levando em conta três dimensões: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura, em uma escala que vai de 1 a 5. Receber a nota máxima significa que o curso atingiu o nível mais alto de qualidade, considerando os três eixos analisados.
O Câmpus Cubatão do IFSP foi inaugurado em 1987. Inicialmente denominado Unidade de Ensino Descentralizada de Cubatão da Escola Técnica Federal de São Paulo (Uned – ETFSP), o câmpus iniciou suas atividades oferecendo cursos técnicos profissionalizantes de nível médio à comunidade local e aos municípios circunvizinhos. Em 1999, a escola passou a ser denominada Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet–SP) e ampliou tanto sua atuação como seus objetivos, oferecendo cursos superiores. Ao final de 2008, inicia-se uma nova fase, a do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), com a oferta de várias modalidades e níveis de formação, tais como cursos técnicos de nível médio a licenciaturas, graduações na área tecnológica e pós-graduações.
O estudante do 8° semestre de Engenharia de Controle e Automação, Gustavo Vicentine, já atuou em três projetos de iniciação científica, com temas e modalidades diferentes, dentro do Laboratório Maxwell de Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado. A experiência em pesquisa o auxiliou a conquistar a aprovação no concorrido processo seletivo da Engineering Simulation and Scientific Software (ESSS), multinacional brasileira sediada em Santa Catarina. “No câmpus contamos com diversos laboratórios, como o de robótica, instrumentação (...), mas acredito que o diferencial é o corpo docente do IFSP e as oportunidades que temos aqui dentro. Sempre há algo em que somos desafiados ou podemos fazer fora da grade curricular normal, como, por exemplo, participar e organizar eventos e cursos, treinamentos de empresas, projetos, bolsas de iniciação científica e atividades de extensão. Sempre há alguma oportunidade ou algo sendo proposto dentro do câmpus. Os professores e a coordenação nos apoiam e promovem tanto o crescimento do curso quanto dos discentes”, revela.
Além da possibilidade de desenvolver pesquisas científicas, o câmpus também oferece cursos de extensão gratuitos que complementam o currículo com conteúdo atual, “mantendo-nos no topo dos conhecimentos tecnológicos”, conta Gabriel Dinis, estudante de Engenharia de Controle e Automação. Entusiasta do curso, o aluno vê o corpo docente como um diferencial. “Na engenharia, temos acesso a grandes educadores e orientadores. Já aprendi demais com muitos deles, não apenas a teoria das matérias, mas a prática dos projetos”.
A estudante de Licenciatura em Letras, Danielli Deutshmann, descobriu o câmpus por acaso, “não sabia que tinha graduação em Letras em uma instituição pública na baixada”. A aluna descobriu a instituição ao entrar no sistema Sisu, “achei muito bom porque eu não teria condições de me mudar para outra cidade ou estado para fazer a faculdade”, revela. Satisfeita com a escolha, a estudante conta como foi a recepção: “Não poderia ter escolhido uma instituição melhor, logo na primeira semana senti que seria acolhida, pois fui apresentada ao câmpus, ao corpo docente e aos auxílios estudantis (creche, permanência etc.), que são super importantes para que o aluno se mantenha estudando, e pude perceber que era uma instituição comprometida com os estudantes. Pude realizar muitos sonhos ao longo desses quase 4 anos, como estudar em uma instituição pública, participar de eventos científicos, fazer minha pesquisa científica e ter uma formação sólida”, conta a estudante, que se dedica para a aprovação em um concurso público.
O reitor do IFSP, Silmário dos Santos, destaca que além do investimento em infraestrutura e da qualificação do corpo docente, é importante destacar o trabalho das coordenadoras e dos coordenadores de curso, dos núcleos docentes estruturantes e de todos os servidores comprometidos com uma educação pública de qualidade. Silmário ressalta que dada a abrangência da avaliação do MEC, cada aspecto das unidades e dos cursos contribui para o resultado: laboratórios, bibliotecas, acessibilidade, atendimento ao aluno, programas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. “Assim, todos e todas estão de parabéns, incluindo nossos estudantes, igualmente responsáveis pelos ótimos resultados”, afirma o reitor.
Cursos no IFSP – Câmpus Cubatão
Além dos cursos superiores avaliados, o Câmpus Cubatão oferta os cursos superiores de Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Turismo.
Também oferece os cursos técnicos integrados ao ensino médio, Informática e Eventos, bem como o técnico em Automação Industrial, de modo subsequente/concomitante (para quem concluiu ou está concluindo o ensino médio regular), além de curso de qualificação profissional em Informática Básica, integrado ao ensino médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O ingresso nos cursos superiores acontece por meio do Sisu, enquanto nos cursos técnicos, por meio de processo seletivo.
Conheça os cursos nota máxima do Câmpus Cubatão:
Engenharia de Controle e Automação
https://cbt.ifsp.edu.br/index.php/superiores/61-cursos/247-engenharia-de-controle-e-automacao-eng
Licenciatura em Letras/Português
https://cbt.ifsp.edu.br/index.php/superiores/61-cursos/245-licenciatura-em-letras-portugues-let
Redes Sociais