Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Submenu teste > Últimas notícias > I Encontro Recicla + E presta contas a empresas parceiras do curso Montadoras de Andaime
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

I Encontro Recicla + E presta contas a empresas parceiras do curso Montadoras de Andaime

  • Publicado: Quarta, 21 de Maio de 2025, 12h40
  • Última atualização em Quarta, 21 de Maio de 2025, 12h40
  • Acessos: 153

Ontem, 20 de maio, no espaço Café e Arte, ocorreu o primeiro encontro Recicla + E, uma das culminâncias do curso de Montadoras de Andaime vinculado ao projeto de extensão do campus Cubatão Mulheres, Iniciativa e Criatividade (MIC). No evento, a coordenadora do projeto, professora Solange Silva, e a idealizadora do curso, Terezinha Barbosa, prestaram contas às empresas parceiras do projeto em uma apresentação que apontou as conquistas e os desafios a serem enfrentados. Estiveram presentes representantes da Sicredi, Rocha Forte, Priner, Actemium e Floricultura Central além dos instrutores voluntários Thales Souza e Afrânio Nóbrega. A diretora de ensino, Cláudia Cristina Soares de Carvalho, a diretora adjunta de apoio ao ensino, Michelli Analy de Lima Rosa, e a servidora Livia Reis Dantas de Souza, representando a Diretoria Adjunta de Extensão, participaram do encontro. O momento permitiu a troca das experiências e nele reforçou-se a importância da formação de mulheres, do fomento à geração de renda e a promoção da equidade de gênero em especial no mundo do trabalho.

 

Sobre o curso

O curso de Montadoras de Andaime foi idealizado por uma das instrutoras, Terezinha Barbosa, e apoiado pelo IFSP por meio do projeto de extensão MIC.

O curso aborda técnicas de montagem e desmontagem de andaimes, normas de segurança do trabalho, emancipação feminina, combate à violência no trabalho, visitas técnicas a indústrias e oficinas de elaboração de currículo.

Desde a primeira edição do curso, no segundo semestre de 2023, 40 alunas já foram certificadas, sendo que 58% foram inseridas no mercado de trabalho por meio das 16 empresas parceiras do projeto.

Resultados indiretos do curso relacionam-se à mudança cultural das empresas contratantes criando mais vagas para mulheres e estabelecendo espaços adequados no ambiente de trabalho, como a disponibilização de banheiros femininos em canteiros de obras. Outro ponto alto diz respeito à motivação das participantes na continuidade dos estudos e na conquista da independência financeira.

Saiba mais clicando AQUI

 

Sobre o MIC

O Projeto de Extensão oferece formação cidadã e qualificação profissional para mulheres em condição de vulnerabilidade social e articulação com outras ações junto à comunidade local.

 

IMG 20250521 WA0011

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página