Pesquisas de iniciação científica do Campus Cubatão são apresentadas no GEL 2026
Alunos do curso de Licenciatura em Letras do Campus Cubatão e integrantes do Grupo de Pesquisa Estudos sobre Linguagem (ELIN) participaram do 71º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), realizado em Araraquara (SP), onde apresentaram pesquisas desenvolvidas em projetos de iniciação científica.
Thaysa da Silva Souza apresentou o trabalho “Rage Farming”, com uma análise discursiva-ideológica de discursos políticos. Já Wander Guilherme de Lima Remigio apresentou “A fé midiatizada como produto simbólico: uma análise discursiva-ideológica do site oficial da Igreja Reino Church”. Ambos os trabalhos foram orientados pela professora Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira e adotam uma metodologia discursivo-midiológica, articulando a análise do discurso ao estudo das materialidades e práticas midiáticas contemporâneas.
Kayky Nascimento dos Santos apresentou “A tradução como processo interpretativo: debates acerca da subjetividade ideológica em Yellowface e Impostora, de R. F. Kuang”, sob orientação das professoras Ana Elisa Sobral e Adriana Rodrigues Mendonça. Situada na interface entre os Estudos da Tradução e a Análise de Discurso Materialista, a pesquisa aborda a tradução como prática interpretativa atravessada por determinações históricas e ideológicas, problematizando a produção de sentidos e a posição do sujeito tradutor.
A participação no seminário possibilitou aos estudantes compartilhar os resultados parciais de suas pesquisas de iniciação científica e ampliar o diálogo com pesquisadores de outras instituições, fortalecendo a formação acadêmica.

Redes Sociais