Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista de Notícias > Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas realiza Bancas de TCC abertas à comunidade
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas realiza Bancas de TCC abertas à comunidade

  • Publicado: Quinta, 25 de Junho de 2026, 14h28
  • Última atualização em Segunda, 29 de Junho de 2026, 10h19
  • Acessos: 302

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Cubatão realizará, nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2026, as Bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).

As apresentações ocorrerão sempre às 19h30, no Auditório Professor Carlos Alberto Siegner, serão abertas à participação da comunidade acadêmica e do público interessado, e integram a programação do III SIMCADS – Simpósio do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos nas disciplinas Atividades de Extensão 1, 2 e 3, no contexto da curricularização da extensão, articuladas ao Projeto de Extensão Campus Cubatão Inclusivo (CACUIN) e realizadas em parceria com o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). O desenvolvimento dos projetos permitiu aos estudantes aplicar conhecimentos técnicos na construção de soluções voltadas a demandas reais da comunidade, fortalecendo a integração entre ensino, extensão e inclusão social.

As bancas contemplam projetos desenvolvidos ao longo do processo formativo dos estudantes, abordando temas relacionados à tecnologia, acessibilidade, educação, voluntariado, gestão da informação, inteligência artificial e inovação. As soluções apresentadas evidenciam o compromisso do curso com a formação de profissionais capazes de desenvolver tecnologias alinhadas às necessidades da sociedade e aos princípios da educação pública, gratuita e de qualidade.

 

Programação:

30 de junho de 2026 – 19h30

  1. Implementação de Mapa de Risco Digital do IFSP Campus Cubatão
  2. HelpIF: Concepção e Desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Chamados
  3. InglEJA: Aprendizado de Inglês gamificado acessível e interativo para alunos do PROEJA

1º de julho de 2026 – 19h30

  1. VoluntaMais: Desenvolvimento de uma Plataforma Web para Gestão de Voluntariado no Instituto Victor Gabriel
  2. SIMULAENADE: Progressive Web Application para Preparação ao ENADE em ADS
  3. Análise Comparativa de Desempenho de Inteligências Artificiais Generativas na Renderização de Imagens 3D na Arquitetura de Interiores

 

A realização das bancas representa o encerramento de uma importante etapa da formação acadêmica dos estudantes, proporcionando um espaço de socialização dos conhecimentos produzidos ao longo do curso e de diálogo com a comunidade acadêmica e externa.

 

Inscrições:

30 de junho de 2026 - https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/17943/
1º de julho de 2026 - https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/17945/

 

A iniciativa reafirma o compromisso do IFSP Campus Cubatão com a formação integral dos estudantes, a curricularização da extensão e o desenvolvimento de projetos que contribuam para a transformação social por meio da tecnologia, da inovação e da inclusão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página