Raio X da IA: palestra on-line debate o uso da Inteligência Artificial na educação
O Grupo de Pesquisa ELIN – Estudos Linguísticos, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Cubatão, promove no dia 25 de março de 2026, às 20h, a palestra “Raio X da IA: Desmistificando a Tecnologia na Educação”, ministrada pela Dra. Juliana Peloche, consultora sênior de aprendizagem (Literacia em IA) na Edith Cowan University, na Austrália.
O evento será realizado on-line, com transmissão pela plataforma RNP, e é voltado especialmente para estudantes das Licenciaturas em Letras e Matemática do campus. A atividade contará com certificação, e as inscrições devem ser realizadas pelo SUAP até o dia 24 de março.
A Inteligência Artificial já está cada vez mais presente no cotidiano educacional: aparece nas salas de aula, nos processos avaliativos, na produção de textos, nas plataformas educacionais e também nas políticas institucionais. Diante desse cenário, surgem questionamentos importantes: estamos vivendo uma revolução pedagógica? A IA é apenas uma ferramenta complementar? Ou representa um novo campo de debates éticos e epistemológicos na educação?
A palestra busca justamente ampliar essa reflexão, discutindo de forma crítica e acessível o papel da IA no ensino e na formação de professores.
Sobre a palestrante
A Dra. Juliana Peloche é Consultora Sênior de Aprendizagem com foco em literacia em Inteligência Artificial na Edith Cowan University (Austrália). Possui mestrado em Liderança de Professores pela Walden University (EUA) e doutorado em Inteligência Artificial na Educação pela University of Wollongong, onde desenvolveu uma pesquisa baseada em estudo Delphi sobre as percepções de diferentes atores educacionais a respeito da IA.
Com mais de 20 anos de experiência docente no Brasil, Chile e Austrália, sua trajetória acadêmica e profissional conecta tecnologias emergentes à prática pedagógica de maneira crítica e aplicada. Atualmente, lidera iniciativas institucionais voltadas ao desenvolvimento da literacia em IA entre docentes, técnicos e gestores.
Durante o encontro, a pesquisadora abordará temas como:
- o que é (e o que não é) Inteligência Artificial;
- literacia em IA para futuros professores;
- percepções docentes sobre a IA como ferramenta pedagógica;
- desafios institucionais diante da transformação digital na educação.
A atividade integra as ações do Grupo ELIN voltadas ao debate sobre linguagem, tecnologia e formação docente.
Serviço
📅 Data: 25 de março de 2026 (quarta-feira)
🕗 Horário: 20h às 22h
💻 Formato: on-line (plataforma RNP)
🎓 Público: estudantes das Licenciaturas em Letras e Matemática
📄 Certificação: sim
📝 Inscrições: via SUAP (https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/16498/) até 24/03.

Redes Sociais