Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista de Notícias > Campus Cubatão do IFSP forma 72 alunos no curso de Auxiliar de Serviços Diversos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campus Cubatão do IFSP forma 72 alunos no curso de Auxiliar de Serviços Diversos

  • Publicado: Terça, 30 de Dezembro de 2025, 10h16
  • Última atualização em Terça, 30 de Dezembro de 2025, 10h18
  • Acessos: 28

No dia 19 de dezembro, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Cubatão realizou a cerimônia de conclusão do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Auxiliar de Serviços Diversos, com a certificação de 72 estudantes das turmas do Programa Autonomia e Renda Petrobras.

Os concluintes foram selecionados por meio do Edital no 58/2025, que ofertou 80 vagas — distribuídas em duas turmas de 40 alunos — e registrou recorde de inscrições, com 1.501 candidatos, o que representa uma média de quase 19 inscritos por vaga. Dos estudantes matriculados, 72 finalizaram o curso, sendo a maioria mulheres: 64 formandas.

As vagas do Programa são destinadas a grupos populacionais em situação de vulnerabilidade e exclusão social, contemplando pessoas sem vínculo formal de emprego e de baixa renda, com prioridade para mulheres, pessoas trans, indígenas, quilombolas, refugiados, pessoas com deficiência, pretos e pardos, além de moradores da área de abrangência das operações da Petrobras.

O perfil dos formandos evidencia o alcance do público-alvo do Programa: 81,71% dos estudantes se autodeclararam pretos ou pardos e 65,85% informaram renda per capita de até meio salário mínimo. Cerca de 55% dos alunos receberam bolsa mensal no valor de R$ 858 durante os quatro meses de curso, benefício concedido a mulheres com filhos de até 12 anos incompletos.

Para a aluna da 4a turma, Janaína Dias Guimarães, a experiência representou uma mudança profunda em sua trajetória pessoal e profissional. “Esse curso foi um divisor de águas na minha vida. No início achei que não ia dar conta, mas os professores nos abraçaram com muito carinho e profissionalismo. Hoje eu vejo um futuro e uma luz no fim do túnel. Ele realmente dá autonomia e renda”, relatou.

Durante a cerimônia, Emerson Pacheco, representante da Responsabilidade Social da Petrobras na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), destacou que a palavra-chave do Programa é a capacitação com excelência e reforçou que o apoio aos formandos continua mesmo após o término do curso. “Temos agora o desafio da empregabilidade, e vamos seguir trabalhando para que vocês consigam oportunidades, seja por meio do emprego formal ou do empreendedorismo”, afirmou.

Já o coordenador-geral do Programa no IFSP, Emisson Santana, relembrou a trajetória de implantação da iniciativa na instituição e ressaltou o esforço coletivo que possibilitou a conclusão das turmas. “Houve muita pesquisa e formatação até que o projeto se tornasse o Programa Autonomia e Renda Petrobras”, explicou. Ao final, deixou uma mensagem aos formandos: “Continuem estudando e fazendo outros cursos. Sei que às vezes parece uma batalha, mas não saiam desse espaço que é o IFSP, porque ele é de vocês”.

1001072459

registrado em:
Fim do conteúdo da página