Página inicial > Lista de Notícias > Artigo de professor do Câmpus Cubatão está entre os cinco mais influentes do Google Acadêmico

• Publicado: Quarta, 22 de Agosto de 2018, 10h24
  • Última atualização em Quarta, 22 de Agosto de 2018, 13h30

Recentemente uma pesquisa do Google Acadêmico retornou que o artigo da Antena Vivaldi Palm Tree, desenvolvimento conjunto de pesquisadores do LabMax do IFSP, o qual faz parte o Profº Dr. Alexandre Maniçoba do Câmpus Cubatão, e do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos – PSI da Escola Politécnica da USP, está entre os 5 mais relevantes e influentes sobre o tema antena Vivaldi, publicados em 2015, no Mundo!

Este artigo é fruto do trabalho realizado a várias mãos, dentre os co-autores, está o renomado pesquisador de micro-ondas da UFABC, Dr. Marcelo B. Perotoni, que acredita que isso é possível graças ao trabalho e dedicação.

A pesquisa foi publicada na revista IEEE Antennas and Wireless Propagation Letters, periódico científico indexado da IEEE Antennas and Propagation Society, que recebeu extrato Qualis A1 no Web Qualis para programas de pós graduação na área de Engenharias IV. Ao alcançar esta marca de 52 citações, desde 2015, o artigo tem sido alvo de muita atenção científica e industrial também.

Recentemente a empresa de Micro-ondas Antenna Test Labs, com sede na Carolina do Norte, EUA, realizou testes, em uma antena Palm Tree em versão industrial e constatou que a mesma opera entre 1,5 a 18GHz e declarou:

"We had the pleasure of evaluating this pretty PCB antenna. It goes by the formal name of an antipodal PCB Vivaldi antenna with exponential slotted edges. Although, it is better known as a Palm Tree antenna!" (Engineer Glenn Robb – Antenna Test Labs)

Para a Rogers Corporation, maior fabricante norte-americano de laminados para circuitos de Micro-ondas, aviões, satélites e sistemas de defesa, a antena Vivaldi Palm Tree foi classificada como a mais moderna do mundo.

Ao entrar no mercado, uma antena baseada no novo paradigma de antenas do tipo Vivaldi, como essa apresentada pelo Antenna Test Labs, é possível notar que este artigo está iniciando uma transição de influência da academia para a vida real e esse é o maior objetivo da pesquisa aplicada, transferir para a sociedade os benefícios da pesquisa científica na forma de produtos inovadores.

Foto da antena comercial Palm Tree:

palm tree

Fonte da notícia: https://labmax.org/index.php/2018/08/19/artigo-da-antena-palm-tree-do-labmax-do-ifsp-psi-da-epusp-esta-entre-os-cinco-mais-influentes-do-google-academico/