Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista de Notícias > Campus Cubatão Inova com LEGO® Braille Bricks e capacitação para Ensino Inclusivo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campus Cubatão Inova com LEGO® Braille Bricks e capacitação para Ensino Inclusivo

  • Publicado: Segunda, 15 de Setembro de 2025, 11h05
  • Última atualização em Segunda, 15 de Setembro de 2025, 11h11
  • Acessos: 67

Campus Cubatão conta agora com 4 kits do LEGO® Braille Bricks, um recurso pedagógico inovador que integra peças com relevos do alfabeto Braille e a versão impressa das letras e números. Essa combinação possibilita que crianças com e sem deficiência visual brinquem juntas, promovendo a inclusão desde os primeiros contatos com a linguagem.

Curso de Formação de Educadores para Uso do LEGO Braille Bricks teve início em 19/08, com 100 horas de duração, voltado a estudantes, servidores e parceiros. Os kits oportunizarão a aplicação prática dos conceitos já aprendidos no curso e favorecerão atividades como reconhecimento de símbolos, formação de palavras e frases, montagem de objetos, desenvolvimento da coordenação motora, organização espacial, lateralidade e outras habilidades essenciais para tornar os processos de ensino e de aprendizagem mais criativos e inclusivos.

Com 30 vagas disponibilizadas, estudantes e docentes estão participando ativamente dessa formação. Em especial, destacamos os estudantes dos Cursos de Licenciaturas em Letras e Matemática, futuros professores que terão a oportunidade de vivenciar, desde já, práticas pedagógicas que transformam a alfabetização, fortalecem a inclusão e ampliam sua competência profissional.

Essa conquista foi possível graças à parceria entre o NAPNE do IFSP Campus Cubatão e a Fundação Dorina Nowill para Cegos, reafirmando nosso compromisso com a inovação e a educação inclusiva. Estamos extremamente gratos por integrar essa iniciativa que transforma o modo de ensinar e o modo de aprender.  

 

IMAGEM 1

Imagem 1: Quatro pessoas em uma sala seguram caixas e materiais do LEGO® Braille Bricks, incluindo cartela de referência e manual do programa.

 

IMAGEM 2

Imagem 2: Duas mãos posicionam uma placa cinza com peças do LEGO® Braille Bricks coloridas. Sobre a mesa estão peças soltas e uma cartela de referência com letras e símbolos.

 

IMAGEM 3

Imagem 3: Placa de base cinza com peças do LEGO® Braille Bricks coloridas organizadas para formar as palavras "INSTITUTO FEDERAL SÃO PAULO CAMPUS CUBATÃO".

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página