Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista de Notícias > Novo sistema de rede sem fio (wi-fi) no campus: maior alcance e melhor estabilidade da conexão
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Novo sistema de rede sem fio (wi-fi) no campus: maior alcance e melhor estabilidade da conexão

  • Publicado: Quinta, 14 de Março de 2024, 09h31
  • Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2024, 09h54
  • Acessos: 215

 

Foi concluída, nesta última semana, a instalação de um novo sistema de rede sem fio no campus. Segundo informações da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), essa ação trará maior estabilidade e maior alcance nas conexões de rede sem fio nos limites do campus.

Com esse novo sistema, foram substituídas todas as antenas anteriores que, além de antigas, eram instáveis, não suportavam muitos usuários e não ofereciam recursos de gerenciamento centralizado. Nesse cenário, os usuários eram obrigados a realizar nova conexão sempre que trocavam de ponto de acesso.

A nova solução coloca toda a área do campus sob a gestão de uma única rede wifi denominada IFSP_CBT. Uma vez conectado, o usuário poderá transitar por todas as dependências do campus, sendo que a troca da antena ocorrerá de forma automática e transparente (o sistema sempre privilegiará o ponto de acesso mais próximo e/ou aquele com melhor oferta de qualidade de sinal).

De acordo com informações do setor, nesta fase foram instaladas 17 antenas: Portaria, Restaurante, Grêmio Estudantil, Cantina, Salas de Grupos de Pesquisa, Auditório, Corredores do 1º andar (3 dispositivos), Bloco Administrativo, Serviço Social, Coordenadoria de Registros Acadêmicos, Coordenadoria de Manutenção, Biblioteca, Laboratório de Letras, Laboratório de Turismo e Ginásio.

Essa distribuição garante um sinal de boa qualidade em todas as áreas do campus, além de permitir múltiplos usuários conectados ao mesmo tempo, uma vez que cada uma das antenas consegue suportar até 500 usuários simultâneos, cobrindo uma distância de 250 metros (considerando uma área livre de obstáculos). Em termos mais técnicos, todas as antenas oferecem padrões IEEE 802.11 a/b/g/n/ac/ax em 2,4 e 5 GHz.

O gerenciamento do sistema das antenas é centralizado, permitindo um monitoramento em tempo real da atividade de cada ponto de acesso e de cada usuário conectado. Dessa forma, informações como quantidade de dispositivos ativos, quantidade de usuários conectados, uso de banda por antena e por usuário, pontos de acesso mais acessados e usuários com maior atividade e consumo de banda estão disponíveis. Essas informações, integradas ao firewall institucional, permitirão uma melhor gestão da utilização da Internet no campus, propiciando uma intervenção mais rápida e profícua, quando necessária.

O sistema de autenticação para a liberação do acesso à Internet continua o mesmo, onde o usuário informa suas credenciais de acesso e o firewall corporativo faz a liberação para o uso.

Durante as próximas semanas ocorrerá um monitoramento mais detalhado da utilização do novo sistema no sentido de realizar ajustes e/ou promover ações que permitam melhorar ainda mais a cobertura da oferta do sinal.

registrado em:
Fim do conteúdo da página