Página inicial > Lista de Notícias > IFSP Campus Cubatão estreita laços com CEPEMA em busca de parcerias

IFSP Campus Cubatão estreita laços com CEPEMA em busca de parcerias

• Publicado: Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 08h53
  • Última atualização em Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 13h53

Na última terça-feira, 27 de fevereiro, o Pró-Reitor de Pesquisa do IFSP, Adalton Osaki, o Diretor Adjunto de Pesquisa e Inovação do Campus Cubatão, Leandro Campelo, e os professores da Engenharia Walter Varella e Flávia Luna visitaram o Centro de Pesquisas Ambientais do Litoral Paulista (CEPEMA). A comitiva do IFSP foi recebida pelo diretor do CEPEMA, Osmar Gomes, e pela coordenadora de projetos de educação ambiental, Marcela Fejes.

A visita teve como objetivo principal fortalecer a relação entre as duas instituições e explorar potenciais parcerias em áreas de interesse mútuo. Osmar Gomes apresentou as instalações do CEPEMA e destacou as diversas áreas de pesquisa em que o centro atua, como ecologia, biologia marinha, química ambiental e educação ambiental.

Os professores do IFSP demonstraram grande interesse nas pesquisas desenvolvidas no CEPEMA e sugeriram diversas possibilidades de colaboração. Entre as áreas prioritárias para parcerias estão:

• Levar estudantes do Campus Cubatão para realizar estudos in loco no CEPEMA: Essa iniciativa proporcionaria aos alunos uma experiência de aprendizado única e enriquecedora, além de contribuir para a formação de profissionais mais conscientes e engajados na preservação ambiental.

• Desenvolver pesquisas conjuntas na área de sensores: O IFSP possui expertise em desenvolvimento de sensores e o CEPEMA possui ampla experiência em pesquisa ambiental. A união das duas instituições nesse campo poderia gerar resultados inovadores e relevantes para a sociedade.

A reunião foi considerada muito produtiva por todos os participantes. As instituições se comprometeram a dar andamento às propostas de parceria e a trabalhar juntas para o desenvolvimento de projetos inovadores e relevantes para a região.

Sobre o CEPEMA:

O CEPEMA é um centro de pesquisa referência em estudos ambientais no Brasil. Fundado em 1983, o centro desenvolve pesquisas em diversas áreas, como ecologia, biologia marinha, química ambiental e educação ambiental. O CEPEMA possui uma equipe de pesquisadores altamente qualificados e infraestrutura de pesquisa moderna.

WhatsApp Image 2024 02 28 at 16.04.06 1

WhatsApp Image 2024 02 28 at 16.04.03