Página inicial > Lista de Notícias > Defesas de TCCs de ADS destacam inovação e excelência acadêmica no IFSP Campus Cubatão

• Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 09h45
  • Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 13h34
O IFSP Campus Cubatão celebrou, nos dias 08 e 13 de dezembro de 2023, as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os eventos aconteceram no auditório do Campus Cubatão e foram realizados no âmbito da Disciplina de Projeto de Sistemas II, sendo organizado pela Professora Matilde Perez Quintairos com o apoio do Professor Antonio Mendes de Oliveira Neto, Coordenador de ADS. As defesas contaram com a participação de docentes, discentes, membros da comunidade acadêmica e convidados especiais.

IF ADVENTURES: Desenvolvimento de jogo digital para auxiliar a aprendizagem de lógica de programação
Um dos destaques foi o grupo que desenvolveu o projeto "IF ADVENTURES", um jogo digital inovador voltado para aprimorar a aprendizagem de lógica de programação. O trabalho teve como orientador o professor Wellington Tuler Moraes e contou com a participação dos discentes Eduarda Vitória Cunha Matias, João Paulo Tavares da Silva, Matheus Henrique Palinkas dos Santos, Giuliana Ferreira Chantal e Stefany Tam Pereira Mendes.

Paladar PET: Classificação Nutricional de Rações para Animais de Estimação
O grupo, orientado pelo professor Eduardo Henrique Gomes, apresentou o projeto "Paladar PET", que propõe a classificação nutricional de rações para animais de estimação utilizando o algoritmo K-Means e Mineração de Dados. Além do reconhecimento pela nota máxima, a relevância e a qualidade do trabalho foram evidenciadas pela publicação de dois artigos, respectivamente no 14º CONICT – Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, e na revista Qualif - Revista Acadêmica Ensino de Ciências e Tecnologias, volume 13, 2023. A banca de defesa contou com a participação do professor César Augusto Pascali Rago, que possui duas passagens pelo Campus Cubatão como substituto.

Sistema de Gerenciamento Empresarial para a Empresa Guará Júnior
O grupo, orientado pelo professor Wellington Tuler Moraes, apresentou o "Sistema de Gerenciamento Empresarial para a Empresa Guará Júnior", um projeto que promete otimizar processos na Empresa Guará Júnior. Além dos membros do grupo (Diogo Santos Teixeira, Gabriel Ferreira de Souza, Guilherme Ferreira Santos e Rian Gustavo Quintanilha de Aquino), a banca de defesa contou com a participação especial do professor Luiz Henrique Kiehn, Agente de Prospecção de Projetos de Inovação do Campus Cubatão.

O estudante Leandro Lorenzon Leme do Prado Ribeiro se destacou com o trabalho "Contornando a Barreira Técnica", um estudo de caso que utiliza UiPath para a automação de processos.  O professor Eduardo Henrique Gomes orientou esse trabalho inovador e a banca de defesa contou com a participação de Bruna Cavalcanti, egressa de ADS e 1ª mulher da América Latina a conquistar o título de UiPath MVP.

Por fim, o grupo formado por Breno Santos de Oliveira, Guilherme Pontes dos Santos, Luiz Gustavo Leal Cortez e Rodrigo Rebelo da Costa apresentou o projeto "Explorando a Mineração de Dados em Análise de Vendas", uma abordagem com K-Means e Apriori sob a orientação do professor Eduardo Henrique Gomes.

As defesas dos TCCs reforçaram a qualidade acadêmica do IFSP Campus Cubatão e a excelência dos estudantes em suas respectivas áreas de atuação. A instituição parabeniza todos os envolvidos por seus esforços e conquistas significativas no desenvolvimento de soluções inovadoras.

#paratodosverem. Um grupo com vinte e três pessoas posa para a foto. Ao fundo, um telão no qual está projetado um slide com a expressão "IF Adventures".

#paratodosverem. Um grupo com dez pessoas posa para a foto. Ao fundo, um telão no qual está projetado um slide com a frase "Paladar PET: Classificação Nutricional de Rações para Animais de Estimação".

#paratodosverem. Um grupo com nove pessoas posa para a foto. Ao fundo, um telão no qual está projetado um slide com a frase "Sistema de Gerenciamento Empresarial para a Empresa Guará Júnior".

IMAGEM 4
#paratodosverem. Um grupo com cinco pessoas posa para a foto. Ao fundo um telão no qual está projetado um slide com a frase "Contornando a Barreira Técnica: Um Estudo de Caso Utilizando UiPath para a Automação de Processos".

#paratodosverem. Um grupo com sete pessoas posa para a foto. Ao fundo um telão no qual está projetado um slide com a frase "Explorando a Mineração de Dados em Análise de Vendas: Uma Abordagem com K-Means e Apriori".