Página inicial > Lista de Notícias > Emoção marca reencontro de alguns egressos do campus Cubatão na cidade de São Carlos

• Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 15h22
  • Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 15h23

No dia 03/12/2023, numa iniciativa organizada pelo Prof. Luiz Henrique Kiehn, reuniram-se na cidade de São Carlos, SP, em confraternização, alguns alunos egressos do campus Cubatão que atualmente se encontram estudando em cursos superiores nas  universidades públicas da região (Universidade de São Paulo – USP e Universidade Federal de São Carlos – UFSCa). O evento reuniu 7 egressos, que na ocasião passaram a relatar suas experiências como acadêmicos dos cursos superiores, sempre enfatizando a importância que o Instituto Federal de São Paulo teve nas suas trajetórias acadêmicas.

Atividades como essa reforçam a necessidade de acompanhamento dos nossos egressos, uma vez que, de acordo com o Estatuto do Instituto Federal de São Paulo - IFSP,  a eficácia de nossa instituição é mesurada nas “respostas de formação profissional” e “suporte aos arranjos produtivos, sociais e culturais locais" por meio da oferta de "educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional".  Nossa missão enquanto instituição também vai ao encontro do artigo 205 da Constituição Federal, que diz que a educação será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".

Apesar do grande esforço e empenho de todos os servidores do IFSP para alcançar essas metas de excelência, e também contando com instrumentos de avaliação como SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), ainda carecemos de instrumentos e ações mais efetivos para registrar quantitativamente e qualitativamente os resultados obtidos. A organização de atividades como essa ocorrida em São Carlos possibilitam que tenhamos uma dimensão qualitativa da inserção de nossos egressos em posições expressivas em suas áreas de atuação.

A reunião, marcada de muita emoção, boas lembranças e projetos para o futuro, ressalta a importância de se acompanhar a trajetória dos egressos em suas vidas acadêmicas e profissionais, para que possamos ter uma melhor dimensão da eficácia de nossos esforços para atingir nossas metas e objetivos institucionais.

Na foto  abaixo, além do Prof. Luizinho, nossos egressos (da esquerda para a direita):

Nome do alunoUniversidadeCursoAno de conclusão do curso médio no IFSP-CBT

- Gabriel Nascimento Santos , USP São Carlos, Engenharia Civil, 2019.

- Vinícius Ferreira dos Santos Souza, USP São Carlos, Engenharia Civil, 2019.

- Pedro Gonçalves dos Santos, UFSCar, Ciência da Computação, 2019.

- Beatriz Vieira da Silva Andrade, USP São Carlos, Sistemas de Informação, 2021.

- Davi Fagundes Ferreira da Silva,  USP São Carlos, Ciências da computação, 2020.

- Raquel Araújo, UFSCar, Psicologia, 2020.

- Fernanda de Carvalho Rocha, USP São Carlos, Arquitetura e Urbanismo, 2021.

Confraternização2023 Egressos 12

Confraternização2023 Egressos 09 1