Página inicial > Lista de Notícias > Visita técnica à RPBC/Petrobras-Cubatão: alunos de Engenharia visitam planta industrial de produção de derivados de petróleo

• Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2023, 10h11
  • Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 10h11

No dia 23 de novembro de 2023, 27 alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram uma visita técnica à Refinaria Presidente Bernardes RPBC, unidade da Petrobras com capacidade instalada de 178 mil barris/dia (28.300 m³/d), produzindo dezenas de derivados de grande valor de mercado e padrão internacional, como gasolina A, gasolina Podium, gasolinas de competição, coque de petróleo, gasolina de aviação, óleo diesel, gás de cozinha, nafta petroquímica, gás natural, combustível para navios (bunker), hidrogênio, butano desodorizado, benzeno, xilenos e tolueno, hexano, enxofre, resíduo aromático, etc.. Localizada no sopé da Serra do Mar, a refinaria teve o mérito de abrir caminho para o surgimento, em São Paulo, do pioneiro polo petroquímico de Cubatão.

A visita foi organizada pelo professor Marcelo Coelho (Coordenador da Engenharia), que estava acompanhado de Elian J. Agnoletto (Professor da Engenharia) e Luiz Henrique Kiehn (Agente de Prospecção de Projetos de Inovação). Os estudantes foram recebidos pelo gerente setorial Marcelo Borrajo e toda sua equipe, que explicaram sobre os diversos processos, setores, sistema e equipamentos da unidade.

Em seguida, os estudantes e professores visitaram o setor de manutenção com enfase nas áreas de Metrologia, Instrumentação e Automação, além  da sala de SDCD´s . Após almoço oferecido pela empresa, a última parte da visita foi na unidade de tratamento de diesel conhecida como HDT.

Os alunos fizeram várias perguntas sobre os temas estudados na Federal relacionados à atividade industrial.

A visita foi considerada um sucesso pelos alunos e professores, que ressaltaram a importância de conhecer as indústrias para a formação de um engenheiro de controle e automação qualificado.

FOTO 2 VISITA RPBC IFSP

FOTO VISITA RPBC IFSP