Página inicial > Lista de Notícias > Projeto interdisciplinar no EM

Projeto interdisciplinar no EM

• Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 17h16
  • Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 17h20
A iniciativa das professoras Dra. Cristiane Nascimento Rodrigues e Dra. Ana Elisa S C S Ferreira culminou em uma envolvente jornada teatral protagonizada pelos alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Inspirados pelo estudo aprofundado do gênero dramático, os estudantes deram vida a uma cativante adaptação de "Sonhos de uma noite de verão". Cada ato, meticulosamente ensaiado, desdobrou-se em uma experiência única, transportando a audiência para os intricados meandros do enredo shakespeariano.

No dia 10/11, o palco foi tomado por interpretações vibrantes, onde os alunos exploraram a riqueza de personagens, enredos entrelaçados e nuances emocionais da obra. A plateia testemunhou não apenas uma peça teatral, mas o resultado do esforço conjunto de mentes jovens dedicadas ao aprimoramento do entendimento do gênero.

A ideia de atuar surgiu durante uma aula de Língua Portuguesa. Ao finalizar o estudo dos gêneros clássicos (épico, lírico e dramático), conduzido pela Profa. Cristiane, e após a leitura de um fragmento de “Gota d’água” de Chico Buarque e Paulo Pontes, peça teatral inspirada na “Medeia” de Eurípides, os discentes rapidamente se motivaram a representar o drama criado na Inglaterra do século XVI. Peça dramática muito influenciada pela cultura greco-latina.

Simultaneamente, nas aulas de inglês, os participantes mergulharam nos excertos da peça original, absorvendo a eloquência da língua de Shakespeare. Sob a orientação da Dra. Ana Elisa, exploraram também adaptações para o inglês moderno, expandindo suas habilidades linguísticas e apreciando a versatilidade da linguagem teatral através das barreiras linguísticas.

Essa integração disciplinar não apenas enriqueceu o aprendizado dos alunos, mas também destacou a importância da colaboração entre diferentes áreas do conhecimento. A peça  celebrou a maestria teatral e serviu como uma ponte entre as nuances do português e do inglês, promovendo uma experiência educacional verdadeiramente enriquecedora.

image3 unnamed 1
unnamed 5 unnamed