Página inicial > Lista de Notícias > Arte nos bancos

Arte nos bancos

• Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2023, 11h08
  • Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 11h09

A pedagoga da Coordenadoria Sociopedagógica do Campus, Elissa, mestranda em Educação, Arte e História da Cultura, é a artista responsável pelas artes nos bancos do pátio.

As ilustrações retratadas correspondem aos temas transversais - também denominados temas contemporâneos - propostos no BNCC (Base Nacional Comum) e PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), ambos documentos que guiam a Educação no país.
Além de cultura, são temas: direitos das crianças e adolescentes; processo de envelhecimento e respeito e valorização do idoso; prevenção de todas as formas de violência contra a criança, o adolescente e a mulher; gênero, identidade de gênero e orientação sexual; educação das relações étnico-raciais, em direitos humanos, ambiental, entre outros.
Os temas transversais devem constar no currículo das escolas, na forma de conteúdos extra curriculares e/ou dentro da grade de conteúdo das disciplinas. Eles estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal, coletiva e com a afirmação do princípio da participação política.
A intenção da pedagoga é levar esses temas tão importantes para além da sala de aula, por meio do instrumento que se conecta à sensibilidade humana: a arte. E o pátio, lugar de maior convivência entre os alunos, pareceu ser o espaço ideal.
Quatro bancos já estão prontos:

1 - Palafitas e 2 - Zanzalá, baseado no livro de mesmo nome de Afonso Schmidt. Zanzalá é uma cidade utópica, futuro de Cubatão, na qual as pessoas cultivam arte, literatura, música e ciências. Natureza e modernidade caminham juntas, mas sem interferências, a alimentação é vegana. Os carros são voadores e os animais vivem na Serra do Mar.
Ambos abordam a cultura da cidade.

banco_Palafitas.jpg  banco Zanzalá

3 - banco Floresta - Educação Ambiental;

banco Floresta

4 - bandeira LGBTQUIAPN+ e bandeira das pessoas trans - Gênero, Identidade de Gênero e Orientação Sexual.
banco LGBT

No total são 12 bancos, o projeto será finalizado até o final do ano letivo.
Saiba mais em: