Página inicial > Lista de Notícias > Visita técnica à Birla Carbon: alunos de Engenharia aprendem sobre processo de produção do Black Carbon

• Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 12h44
  • Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 12h44

No dia 27 de setembro de 2023, 30 alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram uma visita técnica à Birla Carbon, empresa líder mundial na produção e fornecimento de negro de fumo.

A visita foi organizada pelo professor Marcelo Coelho (Coordenador da Engenharia), que estava acompanhado de Elian J. Agnoletto (Professor da Engenharia) e Leandro F. Campelo (Diretor Adjunto de Pesquisa e Inovação). Os estudantes foram recebidos pelo gerente de operações Fernando Nusch e toda sua equipe, que explicaram inicialmente a história da Birla e seus principais produtos.

Em seguida, os estudantes e professores vestiram os EPIs e foram para o chão da fábrica, onde conheceram o processo de funcionamento da indústria. Eles puderam observar as etapas de produção do negro de fumo, desde a queima do coque de petróleo até o envase do produto final. Conheceram, também, a sala de operação de toda produção industrial.

Os alunos fizeram várias perguntas sobre os temas estudados na Federal relacionados à prática na indústria. Eles demonstraram interesse em aprender mais sobre a tecnologia utilizada na produção de negro de fumo e sobre as oportunidades de trabalho no setor.

A visita foi considerada um sucesso pelos alunos e professores, que ressaltaram a importância de conhecer a indústria para a formação de um engenheiro químico qualificado.

0fe8f8bf 0f85 4182 a3dc 732e1df16fb0   IMG 2965

Sobre a Birla Carbon

A Birla Carbon é uma empresa global com sede na Índia. É líder mundial na produção e fornecimento de negro de fumo, um pigmento preto utilizado em uma ampla gama de aplicações, incluindo pneus, borracha, plásticos, tintas e revestimentos.

A unidade da Birla Carbon em Cubatão é a maior produtora de negro de fumo da América Latina. A fábrica emprega cerca de 150 pessoas.