Página inicial > Lista de Notícias > PDI: Noite de Audiência Pública encerra contribuições da comunidade em Cubatão

PDI: Noite de Audiência Pública encerra contribuições da comunidade em Cubatão

• Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2023, 16h51
  • Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 18h56

Mais de 50 pessoas participaram, na noite desta segunda-feira (4), da Audiência Pública de Consolidação das escolhas para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028 do Campus Cubatão. O Auditório “Carlos Alberto Siegner” foi o local de realização da audiência, que tem a gravação no canal oficial do campus no YouTube. Conduzida pelo diretor-geral, professor Artarxerxes Tiago Tácito Modesto, teve a presença do prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira, dos secretários municipais de Turismo, Fabrício Lopes, e de Assistência Social, Sebastião Ribeiro do Nascimento, o Zumbi, da diretora de departamento de Ensino de Cubatão, Maria Lucia Peralta, da coordenadora-geral do Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada de Cubatão, Priscilla Maria dos Santos de Padilla, Gissélia dos Santos, representante da comunidade da Ilha Caraguatá, além de estudantes, professores e técnico-administrativos. O evento encerra as atividades de levantamento e consulta pública da Comissão Local do PDI.

Embora durante as reuniões realizadas, no último mês, com cada segmento entre docentes, administrativos, discentes e comunidade externa fosse feita a apresentação dos números da planilha de impacto e da situação acadêmico-escolar-administrativa, a diretora adjunta Acadêmica de Cursos, professora Letícia Vieira Oliveira Giordano, apresentou novamente o histórico da Instituição e do Campus Cubatão, seus eixos tecnológicos vigentes, os indicadores e balizadores de atendimento dos níveis e modalidades de educação que o campus atende e os números da planilha de impacto, documento que projeta o quantitativo de horas de cada disciplina, por semestre, e que permite vislumbrar as possibilidades de abertura e fechamento de cursos, assim com aumento ou interrupção da oferta de vagas. No entanto com a reformulação de todos os cursos ofertados pelo Campus Cubatão, em 2022, foi explicado à comunidade que, até a integralização dos cursos sob o novo projeto pedagógico de curso, nenhuma alteração poderá ser feita.

Assim, entre as contribuições apresentadas pelos participantes da Audiência Pública, foi solicitada a criação de curso de idiomas para fortalecer a formação dos estudantes do curso de Bacharelado em Turismo, podendo ser inglês ou espanhol, já que o domínio de outro idioma é solicitado àqueles procuram por estágio na área. A contribuição veio do discente José Carlos Geremias Júnior. Outro estudante do curso, Sergio Alexandre Silva, solicitou a integração entre o IFSP e as escolas do munícipio para uma proposta pedagógica conjunta que auxilie o ingresso de mais estudantes oriundos das escolas municipais nos cursos do Campus Cubatão. A coordenadora geral do CAPFC propôs que a ideia do curso de idiomas contemplasse o ensino de Libras. O estudante Pedro Enzo de Carvalho reforçou a ideia apresentada na última sexta-feira (31), durante a reunião com a comunidade externa, associações, entidades e secretarias municipais, de criação de um curso preparatório para o processo seletivo que o IFSP promove para ingresso nos cursos técnicos de nível médio.

A Comissão do PDI compilou as propostas apresentadas no evento pelos participantes. Fazendo parte do rito previsto na Portaria Normativa IFSP nº 92/2023, a ata da Audiência Pública ficará disponível, por 24 horas, para solicitação de alterações e correções, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. O próximo passo é o envio de todo o material para o Conselho de Campus para aprovação do relatório final pelos conselheiros. Após, o texto segue para a Comissão Central, que formatará a contribuição da comunidade de Cubatão no documento único do PDI do IFSP.

WhatsApp Image 2023 09 05 at 10.35.08 1

WhatsApp Image 2023 09 05 at 11.22.18