Página inicial > Lista de Notícias > Estudantes do Campus visitam exposição Darcy Ribeiro, no SESC - SP

Estudantes do Campus visitam exposição Darcy Ribeiro, no SESC - SP

• Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2023, 11h42
  • Última atualização em Sábado, 01 de Julho de 2023, 13h34

As visitas fazem parte do Projeto de Extensão "Observatório de direitos humanos ".

Com alegria, fechamos o primeiro semestre com três encontros com o trabalho da diretora de teatro e educadora e Eugênia Thereza de Andrade – o projeto 7 Leituras. Neste ano, as leituras têm como tema o Teatro Brasileiro Contemporâneo, assim nós servidorxs – Aline, Etiene, Lucia, Rafael, Rosana e Waldisía - e os estudantes pudemos conhecer: “Os Coveiros” de Bosco Brasil (4 de abril), “Só um up” de Ana Saggese e Maíra Dvorek (16 de maio), e “O mata-burro” de Fabio Brandi Torres (6 de junho). Com uma perspetiva crítica, todas as apresentações nos convidaram à reflexão sobre nosso tempo, nossos problemas e nossas esperanças.

É preciso dizer que o projeto 7 leituras criou um vínculo histórico entre nossos alunos e o SESC, haja vista que desde 2016, após uma visita exploratória na leitura "O mercador de Veneza", nossos alunos começaram a frequentar as leituras no teatro da instituição por meio da participação no projeto de extensão "Observatório de Direitos Humanos". Naquele ano, assistiram espetáculos em comemoração aos 100 anos da Revolução Russa. Em 2018, conheceram a obra do autor García Lorca. Em 2019, tiveram contato com o Teatro do Absurdo que inúmeras vezes provocou a reflexão crítica do momento político vivido. De forma excecional, em 2020 e 2021, assistiram as leituras pelo canal do SESC no Youtube cujo tema era "Diálogos do Isolamento" devido à pandemia de COVID-19. Destacamos a relevância da leitura o “Carcará 13” que exaltou as brasileiras e brasileiros que se dedicaram à ciência no século XX, assim como a importância das vacinas. Em 2022, ano que retomamos as atividades presenciais no câmpus Cubatão, não foi possível viabilizar as idas ao teatro devido aos cortes orçamentários que a instituição sofreu, bem como a necessidade de reorganização das rotinas acadêmicas após o isolamento social.

As sessões são sempre iniciadas por Eugênia Thereza de Andrade, com uma avaliação crítica do presente, que provoca o encantamento com sua força vital e ensina com suas histórias de uma vida dedicada às artes dramáticas. Por último, não poderíamos deixar de pontuar que nossos alunos formados, agora universitários na capital, seguem participando das 7 Leituras. A retomada da atividade promove, também, o encontro de nossas gerações de alunos que reconhecem nesta atividade um ponto de arte e afeto.

A especial oferta de transporte pelo SESC-São Paulo aos nossos alunos para os sete encontros deste ano, reitera uma oportunidade para a formação cultural e sensível dos estudantes. As sessões acontecem sempre em uma terça-feira do mês. Contando com o ônibus ofertado pelo SESC, ampliamos nossa programação para conhecer as exposições, a biblioteca e explorar o projeto arquitetônico da Unidade 24 de Maio. Assim, nos meses de maio e junho, visitamos a exposição “Darcy Ribeiro 100 anos: Utopia Brasileira”, em especial com a turma 447 do Ensino Técnico de Organização de Eventos Integrado ao Médio. Nestes dias, portanto, nossa saída ocorre necessariamente às 13h00 e retornamos, em geral, às 22h30.

As inscrições para tais saídas culturais são abertas à comunidade escolar na semana anterior ao evento. A partir de agosto, contaremos com dois ônibus (88 lugares) para as próximas quatro leituras: conquista da presença curiosa e consciente dos estudantes do Campus.

(Texto elaborado de forma colaborativa pelos servidores: Aline Fukuhara, Etiene Siqueira, Lúcia Rabelo, Rosana Sorbille e Waldísia Rodrigues)

"É uma experiência incrível e única para os alunos. Muitos não tem a oportunidade de ter acesso a peça de teatros ou exposições, ainda mais em São Paulo. Foi maravilhoso aprender mais sobre a história, comédia e cultura."  (Miguel Henrique Santos - Téc. em Eventos integrado ao Ensino Médio, 1 º ano)

2EK3115 edson kumasaka 2023

2EK3686 edson kumasaka 2023 1   WhatsApp Image 2023 06 30 at 10.44.47