Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista de Notícias > OBI 2023 - Olimpíada Brasileira de Informática - Provas da Fase 1 ocorrem no dia 01/06/2023 no IFSP campus Cubatão
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

OBI 2023 - Olimpíada Brasileira de Informática - Provas da Fase 1 ocorrem no dia 01/06/2023 no IFSP campus Cubatão

  • Publicado: Segunda, 29 de Maio de 2023, 08h40
  • Última atualização em Segunda, 29 de Maio de 2023, 08h40
  • Acessos: 873

 A OBI - Olimpíada Brasileira de Informática - é uma competição de lógica, raciocínio computacional e programação que ocorre anualmente e envolve a participação de alunos dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior (neste último caso, apenas para os alunos do 1º ano que prestam pela 1ª vez). É dividida em 2 modalidades (Iniciação e Programação) e 7 níveis (Júnior, 1 e 2 na modalidade Iniciação e Júnior, 1, 2 e Sênior na Programação).

Os alunos do IFSP Cubatão podem participar somente da Modalidade Programação, em todos os níveis (conforme o ano em que estão  matriculados).

   São três fases:


   - Fase 1 (local): Em nosso câmpus, será realizada no dia 01/06/2023, sendo disponibilizados internamente 2 turnos de 3 horas cada. De manhã, será aberto o período das 9h às 12h, no laboratório 207. E à tarde, das 13h às 16h, no laboratório 211. Cabe observar que a prova tem duração de 2 horas, tempo esse controlado automaticamente pelo sistema. Portanto, o competidor deve chegar com antecedência suficiente para usufruir do tempo total.


   - Fase 2 (estadual): Prevista para o dia 15/08/2023. O horário será divulgado oportunamente. Convém destacar que esse dia é feriado em algumas cidades brasileiras, incluindo Cubatão. Já solicitamos à direção do nosso instituto acesso ao câmpus nesse dia, e aguardamos resposta.


   - Fase 3 (nacional): Prevista para o dia 30/09/2023. O local será determinado pela organização da OBI, sendo divulgado futuramente. Ano passado foi na Fatec de Santos.

    Para inscrições (que devem ser realizadas até 31/05/2023) e mais informações, deve-se acessar o "site" https://olimpiada.ic.unicamp.br/ ("link" para "Acesso competidores": https://olimpiada.ic.unicamp.br/contas/login/?next=/compet/). O regulamento pode ser consultado em https://olimpiada.ic.unicamp.br/info/regulamento/. E o calendário, em https://olimpiada.ic.unicamp.br/calendario/obi_completo.

   Após a inscrição, o competidor pode realizar uma prova teste de 30 minutos, para conhecer o ambiente usado pela OBI. Para isso, deve solicitar a senha ao coordenador da OBI 2023 no IFSP campus Cubatão, Prof. Luizinho, por meio de e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.). A aluna Renata Gardênia, da turma CTII 348, atua no projeto de Bolsa Ensino "Preparação para a OBI". Recomenda-se aos interessados em participar da competição que entrem em contato com ela para serem inseridos no grupo de WhatsApp para troca de informações e participação nas atividades de resolução de provas dos anos anteriores.

registrado em:
Fim do conteúdo da página