Página inicial > Lista de Notícias > A OBMEP está chegando, fique atento!

A OBMEP está chegando, fique atento!

• Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2023, 13h11
  • Última atualização em Quarta, 24 de Maio de 2023, 13h11

No dia 30 de maio, acontecerá no Campus Cubatão a 1ª fase da OBMEP. A olimpíada é aberta a todos os estudantes regulares do Ensino Médio e será aplicada no horário normal de aula. Participe!

O que é a OBMEP?

A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas) acontece anualmente desde 2005 e é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Nela, o aluno é exposto a questões diferenciadas de matemática, em que é necessário, principalmente, o uso do raciocínio lógico. Por isso é uma prova acessível a todos, pois filtra os alunos por suas capacidades intelectuais e não por questões conteudistas. Dessa forma, ela proporciona uma experiência única e agregadora.

Benefícios de ser um medalhista

“É algo diferente, que te instiga a fazer. São questões difíceis que fazem você se perguntar: ‘nossa, como eu vou fazer isso?’”, foi o que disse o estudante Gustavo Murilo Cavalcante Carvalho, egresso do IFSP – Campus Cubatão e medalhista de bronze nos anos de 2016 e 2021. Por propor questões diferentes e divertidas, a OBMEP gera no aluno um maior interesse em entender os problemas, levando-o a ter mais atitude em relação aos estudos e consequentemente adquirindo habilidades de investigação e resolução. Esse maior envolvimento com o estudo da matemática gera pessoas mais capacitadas e proporciona diversas oportunidades acadêmicas. O próprio Gustavo se formou no Ensino Médio em 2022 e, em 2023, ingressou na FGV (Fundação Getúlio Vargas), no Rio de Janeiro, porque foi convidado a fazer um teste devido às suas medalhas da OBMEP. Ele foi aprovado e agora está cursando matemática aplicada numa das mais renomadas universidades do país.

Aquele estudante que participa da OBMEP e ganha qualquer uma das medalhas é convidado a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) e recebe mensalmente uma bolsa no valor de R$300,00 (trezentos reais), cedida pelo CNPq (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O PIC visa estimular a cultura matemática a partir da apresentação de problemas e discussões em grupo, desenvolvendo a leitura e a escrita de respostas. O estudante que recebe menção honrosa também pode participar do programa, ficando apenas submetido à desistência de alunos medalhistas.

Os medalhistas são também convidados ao Encontro de Medalhistas, em que ocorre a cerimônia de premiação dos mesmos. Esse encontro é estadual. Já os medalhistas de ouro são convidados para duas cerimônias: a estadual e a nacional. A cerimônia de 2018, por exemplo, aconteceu no Centro de Convenções do Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, com a presença de medalhistas de todo Brasil e até do então ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes.

Um breve histórico do Campus Cubatão

O Instituto Federal de São Paulo – Campus Cubatão participa da OBMEP desde 2008, quando ainda se chamava Centro Federal de Educação Tecnológica. Em todos os anos seguintes houveram alunos premiados em nosso campus, desde menção honrosa à medalha de ouro.

WhatsApp Image 2023 05 24 at 13.09.42

Como é notável, o Campus Cubatão sempre foi um centro de premiados, todavia, obtivemos apenas uma única medalha de ouro em 14 edições, que foi em 2009. A partir de então nós fomos premiados com diversas menções honrosas, medalhas de bronze e algumas medalhas de prata.

Por isso, a Jamielli Tomaz Pereira, professora de Matemática do campus, idealizou o GEOM: Grupo de Estudos para Olimpíadas de Matemática. Sua finalidade, assim como o PIC, é gerar uma maior familiarização dos alunos com a área da Matemática e fomentar sua cultura no campus. Semanalmente e juntamente ao aluno responsável pelo grupo, Aleandro Matheus, os estudantes se reúnem para resolver questões olímpicas e desenvolver habilidades matemáticas e o raciocínio lógico por meio de discussões entre eles. Se você tem interesse em participar, o GEOM acontece toda quarta e sexta-feira das 13h às 15h, no Laboratório de Ensino de Matemática (sala 106). Para mais informações, veja o mural da Matemática, localizado no corredor central do IFSP – Campus Cubatão