Página inicial > Lista de Notícias > PIBID do IF de Cubatão recebe inscrições para participação no Programa em Fluxo Contínuo

• Publicado: Terça, 23 de Maio de 2023, 08h34
  • Última atualização em Terça, 23 de Maio de 2023, 11h08
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa a valorizar a formação docente. O PIBID proporciona aos discentes vinculados à primeira metade do curso de licenciatura de Instituições de Ensino Superiores (IES) uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Em Cubatão, o programa contempla 32 estudantes bolsistas e 8 voluntários do Curso de Licenciatura em Letras, além de 24 estudantes bolsistas e 6 voluntários da Licenciatura em Matemática.
Encontra-se aberto o período de seleção para (re)composição do Núcleo de Letras, conforme Edital de Fluxo Contínuo publicado pela Pró-Reitoria de Ensino do IFSP (Edital IFSP/PRE/DGRA Nº 067/2023). Atualmente, há 3 vagas imediatas para estudante voluntário. Importante ressaltar que, no caso de desistência de estudantes bolsistas no decorrer do programa, o estudante voluntário mais bem classificado no processo seletivo pode se tornar bolsista.

Está aberto o período de inscrição para a recomposição dos estudantes voluntários do Núcleo de Matemática. Atualmente há 5 vagas para estudantes voluntários matriculados no Curso de Licenciatura em Matemática. Importante ressaltar que no caso de desistência de estudantes bolsistas no decorrer do programa, o estudante voluntário mais bem classificado no processo seletivo se torna bolsista. Nesse caso, conforme a Portaria MEC/CAPES, Nº 83, DE 27 DE ABRIL DE 2022, o PIBID prevê a concessão de bolsas de Iniciação à Docência no valor R$ 700,00 (setecentos reais).

Todos os participantes do programa terão direito à certificação, sejam bolsistas ou voluntários!
Para participar é necessário:

- Estar regularmente matriculado em curso de Licenciatura em Letras do Câmpus Cubatão do IFSP, área do subprojeto;
- ter concluído no máximo 60% da carga horária regimental do curso de licenciatura ao ingressar no programa (conferir no histórico parcial no SUAP);
- ser aprovado em processo seletivo realizado pela IES;
- possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, consoante as normas da IES; e
- dedicar-se às atividades do PIBID, observando a carga horária mínima de trinta horas mensais (7 horas e meia por semana).

• Para a inscrição dos candidatos à vaga, os estudantes de Licenciatura em Letras devem enviar os documentos descritos abaixo, em arquivo ÚNICO (PDF), para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.As inscrições estão abertas, em fluxo contínuo, durante o desenvolvimento do Programa que será finalizado em abril/2024

• Para os candidatos à vaga de matemática, os estudantes devem enviar os documentos abaixo para o email pibid.ifsp.cubatao@gmail.comAs inscrições acontecerão entre os dias 10 e 20 de abril de 2023.

- Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado (Anexo II);
- Cópia do documento de identificação com foto, que contenha preferencialmente o CPF;
- Cópia do título de eleitor ou entrega do comprovante da última votação ou certidão de quitação eleitoral, para maiores de 18 anos (Obtida em http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);
- Cópia do comprovante de residência;
- Cópia do currículo preenchido na Plataforma CAPES de Educação Básica (http://eb.capes.gov.br), com cópia simples dos documentos comprobatórios;
- Carta de motivação escrita pelo candidato, limitada a uma página tamanho A4, indicando seu interesse em participar do programa.

Edital IFSP/PRE/DGRA Nº 067/2023 disponível em:https://drive.ifsp.edu.br/s/XJoL40CR0Cz8V89#pdfviewer

Dúvidas: