Página inicial > Lista de Notícias > Percepções e imagens do projeto: “Refletindo sobre as diferenças através do esporte adaptado”.

• Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2023, 10h05
  • Última atualização em Segunda, 22 de Maio de 2023, 10h05

O projeto “Refletindo sobre as diferenças através do esporte adaptado” ocorreu nos dias 05, 08, 12 e 15 de maio, nas dependências do IFSP câmpus Cubatão, e é fruto da colaboração entre o docente de Educação Física e as servidoras e estudantes que compõem o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE).

As ações didático-pedagógicas tiveram como público-alvo os 257 estudantes de 1° e 2° anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e envolveram vivências práticas e teóricas realizadas durante as aulas de Educação Física.

No que se refere à parte prática, os idealizadores propuseram aos estudantes uma caminhada orientada com vendas e bengalas, permitindo uma aproximação dos alunos à desafiante rotina de deslocamento enfrentada pelas pessoas com deficiência visual em seu cotidiano. Em um segundo momento, os estudantes vivenciaram os esportes adaptados: vôlei sentado e basquete em cadeira de rodas. As discussões teóricas estiveram imbricadas com a parte prática e permeiam alguns estigmas sociais relacionados com as pessoas com deficiência. Também foram realizadas análises críticas sobre a abordagem descontextualizada que a mídia televisiva faz dos Jogos Paralímpicos, estigmatizando as pessoas com algum tipo de deficiência como sendo heróis, a partir da pretensa ideia de superação individual.

A partir do feedback contínuo realizado com os estudantes, pode-se afirmar que os mesmos se sensibilizaram de forma empática sobre as nuances do tema abordado. Os idealizadores planejam ampliar a participação de mais pessoas na próxima edição do projeto.

1 3

2 10

Mais imagens podem ser vistas em nossas redes sociais: Instagram - IFSP Cubatão, Facebook - IFSP Cubatão