Página inicial > Lista de Notícias > REUNIÃO ENTRE IFSP CUBATÃO E ABTRA ESTREITA LAÇOS COM SETOR PORTUÁRIO

REUNIÃO ENTRE IFSP CUBATÃO E ABTRA ESTREITA LAÇOS COM SETOR PORTUÁRIO

• Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2023, 16h25
  • Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2023, 16h45

No dia 17/04/2023, às 11h, foi realizada reunião on line entre os representantes da DAPI (Diretoria Adjunta de Pesquisa e Inovação) do IFSP campus Cubatão – nas pessoas do Prof. Dr. Leandro Fabrício Campelo, Diretor da DAPI, e do Prof. Me. Luiz Henrique Kiehn, API (Agente de Prospecção de Projetos de Inovação) – e representantes da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados; https://www.abtra.org.br/) – nas pessoas do Sr. Angelino Caputo (Diretor Executivo), Maurício Toledo (Gerente Executivo) e Milena de Castro (Gerente de Comunicações e Relações Institucionais).

A ABTRA é uma associação empresarial portuária brasileira que congrega as principais empresas de administração de recintos alfandegados, atuando em questões relacionadas, entre outras, ao despacho aduaneiro e à anuência das cargas nos portos. No interesse de seus representados, a ABTRA busca soluções de inovação tecnológica e de processos visando à melhoria dos serviços prestados no âmbito logístico portuário. Nessa reunião, o IFSP apresentou-se como um parceiro viável e qualificado para atender eventuais demandas em pesquisa e inovação relacionadas às áreas de atuação de nossos campi junto às empresas representadas pela ABTRA.

Na oportunidade, foi explanado à ABTRA o que é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em nível Brasil e qual sua missão; quantos são os campi do IFSP e quais são os mais próximos com cursos de potencial interesse à associação; qual o nível de titulação de nossos pesquisadores e como encontrar as linhas de pesquisa desejadas (via aplicativo Integra da INOVA-IFSP); e quais são as possíveis formas de parceria (com ou sem contrapartida financeira, ou por prestação de serviços). Os participantes também foram informados sobre os editais de pesquisa lançados regularmente por entidades como Finep, FAPESP, Embrapii e outras, bem como sobre os incentivos fiscais à pesquisa oferecidos pela legislação brasileira, tais como a Lei de Informática, a Lei do Bem e o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ao final, os representantes da ABTRA consideraram de grande valia conhecer as possibilidades de parceria em pesquisa de inovação com o nosso Instituto, destacando que, embora seja uma entidade representativa e, por isso, não demandando altas tecnologias para si própria, poderá levar aos seus associados as informações recebidas. Como a divulgação do nosso campus era o objetivo primordial dessa reunião, ficamos satisfeitos com os resultados alcançados nesse momento.