Roda de conversa: Estágio Supervisionado de Letras
Roda de conversa com a professora Flávia Izumida (Campus Avaré): Tenho mesmo que fazer o Estágio? O que posso aprender com ele?
A roda de conversa visa apresentar as diferentes concepções de ECS a partir de Pimenta e Lima (2012) e sua importância para a formação inicial docente. Durante muitos anos a prática nas escolas ficou relegada a um segundo plano (decorrente do modelo 3+1) na formação das licenciaturas. Isso passou a mudar a partir das Diretrizes Nacionais Curriculares para as Licenciaturas de 2002 (CNE/CP n.1/2002).
No IFSP, as licenciaturas em Letras começam a surgir e apresentam um modelo diferente de ECS de outras IES. Não está vinculado a uma disciplina curricular, mas a disciplinas articuladoras.
Dados coletados a partir da pesquisa de doutorado em andamento, intitulada (provisoriamente) ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LETRAS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO: COMPETÊNCIAS DE ENSINAR DOS PROFESSORES FORMADORES serão apresentados e discutidas as suas potencialidades e desafios.
Redes Sociais