Página inicial > Lista de Notícias > Inauguração do Quilombo Racnegê marca aniversário do Câmpus Cubatão

Inauguração do Quilombo Racnegê marca aniversário do Câmpus Cubatão

• Publicado: Terça, 04 de Abril de 2023, 13h15
  • Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 08h22

Os 36 anos do câmpus foi celebrado com apresentações culturais e a abertura do espaço

O Câmpus Cubatão agora tem um novo espaço dedicado à pesquisa e às atividades sobre raça, culturas negras e gêneros, o Quilombo Racnegê. Inaugurado na manhã desse sábado (1°), em uma cerimônia, contou com a presença de autoridades: o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o reitor, Silmário Batista dos Santos, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Luz, o deputado federal, Alberto Mourão, e o prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira.

O evento também marcou os 36 anos do câmpus, a primeira unidade de ensino descentralizada da antiga Escola Técnica Federal e fora de uma capital no país.

A inauguração do local contou com diversas atividades culturais: a apresentação do grupo cultural Maracatu dos Sonhos, a apresentação musical do projeto "Tocando em frente" e o grafite nas paredes externas do contêiner que abriga o Quilombo.

O reitor do IFSP, Silmário, ressaltou o esforço feito pela comunidade para a instalação da unidade, pois “sem investimento dificilmente se torna materialidade, e essa unidade foi fruto de resistência”. Ele ainda falou sobre o poder transformador da Educação e destacou a importância de ter sido inaugurado o espaço para auxiliar no trabalho a fim de reduzir as desigualdades.

O ministro Padilha destacou a relevância do investimento na Educação e na expansão dos institutos federais, elogiando também a resistência simbolizada pelo Quilombo no município e na região. Ele foi responsável por destinar emenda parlamentar para concretização do espaço. “Sempre fui apaixonado pelo esforço de expansão dos institutos federais e esse Quilombo é um importante símbolo de resistência não somente para Cubatão mas para toda a Baixada Santista. E o investimento que fizemos aqui vai muito além do monetário. Educação sempre será investimento e prioridade para este Governo”, afirmou o ministro Padilha.

Para Artarxerxes Modesto, diretor-geral do IFSP Cubatão, o Quilombo Racnegê é indispensável em meio ao atual cenário contemporâneo, sendo um local de acolhimento para toda a Região Metropolitana da Baixada Santista, que pode abrigar não só reuniões, manifestações artístico-culturais, grupos de estudo, mas também encontros para grupos de trabalho.

O evento foi acompanhado por servidores, estudantes e egressos, diversos representantes de movimentos sociais e partidários, além de outras autoridades.

Histórico

O primeiro processo seletivo do Câmpus Cubatão, então denominado Unidade de Ensino Descentralizada de Cubatão da Escola Técnica Federal de São Paulo (ETFSP), contou com mais de cinco mil inscritos para os cursos técnicos integrados em Eletrônica, Informática Industrial e Processamento de Dados.

A aula inaugural aconteceu em 31 de março de 1987, no auditório da Prefeitura Municipal de Cubatão, tendo sido ministrada por Jorge Bornhausen, Ministro da Educação à época. O câmpus, com 640 alunos, oferecia aula nos três turnos. Saiba mais aqui.

Fonte: ifsp.edu.br