Página inicial > Lista de Notícias > Abertas as inscrições para estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Câmpus Cubatão.

• Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 15h35
  • Última atualização em Quarta, 08 de Março de 2023, 13h56
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa a valorizar a formação docente. O PIBID proporciona aos discentes vinculados à primeira metade do curso de licenciatura de Instituições de Ensino Superiores (IES) uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Em Cubatão, o programa contempla 24 estudantes bolsistas e 6 voluntários do Curso de Licenciatura em Matemática e 24 estudantes bolsistas e 6 voluntários do Curso de Licenciatura em Letras.

Está aberto o período de inscrição para a recomposição dos estudantes bolsistas, conforme a necessidade dos respectivos Núcleos (matemática e português). Atualmente, há 1 vaga para estudante bolsista da Licenciatura em Matemática, bem como 6 vagas para estudantes voluntários. Para os estudantes do Curso de Licenciatura em Letras também há 1 vaga imediata para um estudante bolsista, 6 vagas imediatas para estudantes voluntários e previsão de algumas vagas para bolsistas nas próximas semanas. Importante ressaltar que no caso de desistência de estudantes bolsistas no decorrer do programa, o estudante voluntário mais bem classificado no processo seletivo se torna bolsista.

Todos os participantes do programa terão direito à certificação. Conforme a Portaria MEC/CAPES, Nº 83, DE 27 DE ABRIL DE 2022, o PIBID prevê a concessão de bolsas de Iniciação à Docência no valor R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Para participar é necessário:

- estar regularmente matriculado em curso de licenciatura do Câmpus Cubatão do IFSP, na área do subprojeto;
- ter concluído no máximo 60% da carga horária regimental do curso de licenciatura ao ingressar no programa (conferir no histórico parcial no SUAP);
- ser aprovado em processo seletivo realizado pela IES;
- possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, consoante as normas da IES; e
- dedicar-se às atividades do PIBID, observando a carga horária mínima de trinta horas mensais (7 horas e meia por semana).
Para a inscrição dos candidatos à vaga, os estudantes de matemática devem enviar os documentos abaixo para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., e os estudantes de Letras para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.:
 - Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado (Anexo II);
- Cópia do documento de identificação com foto, que contenha preferencialmente o CPF;
- Cópia do título de eleitor ou entrega do comprovante da última votação ou certidão de quitação eleitoral, para maiores de 18 anos (Obtida em http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);
- Cópia do comprovante de residência;
- Cópia do currículo preenchido na Plataforma CAPES de Educação Básica (http://eb.capes.gov.br), com cópia simples dos documentos comprobatórios;
- Carta de motivação escrita pelo candidato, limitada a uma página tamanho A4, indicando seu interesse em participar do programa.
As inscrições acontecerão entre os dias 14 e 24 de fevereiro de 2023.
Para maiores informações acessem o edital de fluxo contínuo ou entrem em contato com as coordenadoras de área do PIBID.