Página inicial > Lista de Notícias > Professor do Câmpus Cubatão publica artigos em periódicos internacionais

Professor do Câmpus Cubatão publica artigos em periódicos internacionais

• Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 16h35
  • Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 16h38

O jornal Elsevier Applied Soft Computing, em sua edição online de 13 de dezembro, publica o artigo “Model reference control by recurrent neural network built with paraconsistent neurons for trajectory tracking of a rotary inverted pendulum”, de autoria do nosso professor Dr. Arnaldo de Carvalho Junior. A publicação tem fator de impacto JCR de 8.263 e CiteScore 12.4 da base de dados Scopus e está disponível em: https://doi.org/10.1016/j.asoc.2022.109927.

O artigo trata de sistemas de pêndulo invertido, que são utilizados como referência de estudo da teoria de controle, com aplicações em robótica, cibernética e veículos aeroespaciais.

O texto aborda o desenvolvimento de um sistema de controle por modelo de referência, com rede neural paraconsistente recorrente, fundamentada na lógica paraconsistente anotada de 2 valores (LPA2v). A técnica proposta apresenta melhores resultados de robustez e esforço do que método clássico de controle, ampliando as possibilidades de aplicações desta lógica.

Já o jornal Springer Nature Computer Science divulga o artigo “Paraconsistent State Estimator for a Furuta Pendulum Control”, do mesmo autor. A lógica paraconsistente é utilizada para estimar e filtrar variáveis que não foram medidas e são importantes para a lei de controle do pêndulo invertido. O texto está neste link: https://doi.org/10.1007/s42979-022-01427-z.

Os artigos têm coautoria dos professores Drs. João Francisco Justo Filho e Bruno Augusto Angelico, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP); do Dr. Alexandre Maniçoba de Oliveira, do Câmpus Cubatão do IFSP e colíder do grupo de pesquisa Labmax, e do Dr. João Inacio da Silva Filho, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), líder do grupo de pesquisa Lógica Paraconsistente Aplicada em Sistemas Inteligentes. As obras fazem parte das pesquisas continuadas na POLI-USP do prof. Arnaldo Junior para seu pós-doutorado em Ciências, área de concentração Sistemas Eletrônicos.