Usina fotovoltaica do Campus Cubatão entra em funcionamento
No dia 2 de dezembro, após instalação de itens de medição e inspeção final da empresa distribuidora de energia (CPFL), foi acionada a usina fotovoltaica do Campus Cubatão.
Instalada em outubro de 2021 no bloco de salas de aulas e laboratórios, a usina passou por análises e observação da distribuido de energia, responsável pela liberação do funcionamento dos equipamentos.
O complexo de módulos fotovoltaicos (placas solares) conta com 88 placas e equipamentos que realizam a conversão da luz do sol em energia elétrica por meio da captação de raios ultravioletas.
A usina representa o investimento em uma fonte de energia sustentável e em sintonia com as políticas governamentais mais modernas, sendo os recursos naturais e renováveis, tais como o vento, a força das marés, a biomassa e a luz solar, aproveitados para a geração de energia elétrica.
Com uma capacidade instalada de 30 kWp, os módulos foram conectados à rede elétrica do campus no sistema on grid, formado por equipamentos com a função de converter a energia solar em eletricidade, podendo transferir, à CPFL, o excesso de energia produzido, bem como gerar economia para o IFSP.
Redes Sociais