Página inicial > Lista de Notícias > PRORROGADO!! Abertas as inscrições para professores(as) supervisores(as) das escolas - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

• Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 14h30
  • Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 14h46

As inscrições prorrogadas até o dia 31 de outubro de 2022.

Confira o edital de retificação

Estão abertas as inscrições para atuar como professor(a) supervisor(a) nos subprojetos de Matemática e de Letras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)  do Câmpus Cubatão – EDITAL IFSP/PRE/DGRA Nº 594/2022.

O  PIBID é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa valorizar a formação docente. O Programa proporciona aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O PIBID é organizado em um Núcleo de Iniciação à Docência composto por 24 estudantes bolsistas, até 6 estudantes voluntários, 3 professores(as) supervisores(as) e 1 coordenador de área.

O(a) professor(a) supervisor(a) é o(a) docente da escola de educação básica da rede pública de ensino que integra NID é responsável por planejar, acompanhar e supervisionar as atividades dos estudantes de licenciatura nas escolas.

Conforme a Portaria MEC/CAPES, Nº 83, DE 27 DE ABRIL DE 2022, o PIBID  prevê a concessão de bolsas no valor de R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) mensais para os(as) professores(as) supervisores(as),  a ser concedida diretamente ao beneficiário, pela CAPES, durante a execução do Programa que tem duração de 18 meses.

Em Cubatão o programa contemplará 3 professores(as) supervisores(as) da área de Matemática e 3 professores(as) supervisores(as) da área de Letras.

As atividades do PIBID iniciarão em novembro de 2022. Dentre os critérios para concorrer, destacamos:

- estar em dia com as obrigações eleitorais;

- possuir licenciatura plena na área do subprojeto em que concorrerá à bolsa;

- possuir experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério na educação básica;

- possuir, no mínimo, 30 (trinta) horas mensais disponíveis para se dedicar às atividades desenvolvidas no projeto.

Para a inscrição dos candidatos à vaga, os estudantes de matemática devem enviar os documentos abaixo para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., e os estudantes de Letras para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.:

- Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado (Anexo II);

- Carteira de identidade, que contenha preferencialmente o CPF;

- Comprovante de residência;

- Título  de  eleitor  ou  entrega  do  comprovante  da  última  votação  ou  certidão  de  quitação  eleitoral (Obtida em http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);

- Currículo preenchido na Plataforma CAPES de Educação Básica (http://eb.capes.gov.br), com cópia simples dos documentos comprobatórios;

- Diploma da licenciatura na área do subprojeto ao qual está se inscrevendo.

- Comprovante de cargo de professor(a) em exercício na rede pública

O processo de seleção será realizado por uma Banca de Avaliação com, no mínimo, dois avaliadores. Serão considerados como critérios de seleção: a  análise  do  currículo  do(a)  candidato(a)  preenchido  na  Plataforma  CAPES  de  Educação  Básica  (até  5,0 pontos) e entrevista à Banca de Avaliação (até 5,0 pontos). A  entrevista  será agendada e pode ser realizada  de  maneira  presencial  ou  remota  –  nesse  caso,  preferencialmente  por uma  plataforma  virtual  devideoconferência.

As inscrições acontecem até o dia 31 de outubro de 2022.

A participação dos(as) professores (as) supervisores(as) estão condicionada à habilitação de sua respectiva unidade escolar. A habilitação das escolas-campo ocorrerá no período de 20/09/2022 a 31/10/2022 e é de responsabilidade das secretarias de ensino municipais e estadual, conforme Edital CAPES 23/2022.

Para maiores informações acessem o edital ou entrem em contato com as coordenadoras de área do PIBID.

Caroline Soler - coordenadora de área de Letras (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Letícia Giordano - coordenadora de área de Matemática (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)