Página inicial > Lista de Notícias > Aula prática de técnicas de Climatologia inaugura projeto de bolsa de ensino

Aula prática de técnicas de Climatologia inaugura projeto de bolsa de ensino

• Publicado: Terça, 19 de Abril de 2022, 14h33
  • Última atualização em Terça, 19 de Abril de 2022, 17h09

Os estudantes Roberto Sampaio Santos (3º ano - Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio), Érika Mendes Dias (3º ano - Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio), Juliane Ribeiro da Silva e Ingrid de Souza Leal (3º semestre - Bacharelado em Turismo) e Maria Luiza Gabrielli e Silva e Aleandro Matheus da Hora Amorim (2º ano - Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) participaram, na manhã desta terça-feira (19) no Câmpus Cubatão, da atividade inaugural do projeto de Bolsa de Ensino "Olimpíada Brasileira de Geografia e Geociência (OBG)": "Aula Prática de Técnicas de Climatologia", com o professor Leandro Campelo.

Durante o exercício prático, que contou com a participação do professor Thiago Schulze, coordenador do Bacharelado em Turismo, foram abordados temas como distribuição e tipologia das nuvens, indicadores essenciais dos processos atmosféricos predominantes, classificação das nuvens com base em sua forma e aspecto e estimativas de quanto da abóbada celeste é coberta pelas nuvens.

O professor Leandro explicou aos estudantes que a avaliação e classificação da nebulosidade não é um processo simples, sendo que, dada a complexidade na observação da cobertura de nuvens e sua tipologia, até observadores experientes recorrem a atlas de nuvens.

AULA LEA TEMPO AMPLA 3AULA LEA TEMPO AMPLA 2AULA LEA TEMPO AMPLA 4 THIA

O projeto, organizado pelo professor, com apoio da bolsista Érika Mendes Dias, terceiro anista do curso Técnico em Eventos, é direcionado aos estudantes do Ensino Médio interessados em participar da Olimpíada Brasileira de Geografia e Geociência, processos seletivos (vestibulares) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A partir de agora, no decorrer do preparatório para a OBG, os participantes terão acesso a conhecimentos das Ciências da Terra, e, temas relacionados à Geografia e estudados durante o Ensino Médio, serão aprofundados nas atividades do projeto.

Estudantes interessados em fazer parte das aulas devem preencher o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczNUJMtJgdMtCF0eNyyjuOw7lZNi2BVvtUTklNdcJAkMc8rQ/viewform