Página inicial > Lista de Notícias > Apresentação cultural abre programação dos 35 anos do Câmpus Cubatão

Apresentação cultural abre programação dos 35 anos do Câmpus Cubatão

• Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2022, 12h03
  • Última atualização em Sexta, 15 de Abril de 2022, 12h02

Aconteceu no dia 1º de abril a cerimônia de abertura das comemorações dos 35 anos do Câmpus Cubatão. E esse aniversário terá uma extensa programação. Para dar início às atividades comemorativas, recebemos os bailarinos Michael Kellvyn e Alicia Aguiar, estudante egressa do câmpus. Os convidados apresentaram intervenção artística composta de diferentes movimentos corporais e interação com o espaço, com o objetivo de desvelar as individualidades de cada ser e sua integração com o todo. Inicialmente, em apresentações solos, e resultando no trabalho em dupla. A apresentação contou com o apoio de Victor Lomnitzer, servidor aposentado que aceitou o chamado para colaborar conosco nos ajustes dos equipamentos de som.

O convite aos bailarinos surgiu da proposta da instituição de agradecer a classe cultural por sempre prestigiar nossa vida acadêmica, estando, assim, intrinsecamente ligada à história do câmpus. Nessas três décadas de existência, o Câmpus Cubatão sempre esteve de portas abertas às várias expressões culturais, e também se tornou um celeiro de artistas.

A atividade foi encerrada com rodadas de encontro dos servidores, acompanhadas de bate-papo, lanche comunitário e, para não fugir à tradição, uma palhinha musical de Simone Lima, Rubens Jacintho e professor Xerxes.

História

Inicialmente denominado Unidade de Ensino Descentralizada de Cubatão da Escola Técnica Federal de São Paulo (Uned - ETFSP), o hoje câmpus foi instalado em 1987 na Rua Tamoio nº 230, Vila Paulista, em prédio cedido pela Prefeitura Municipal, sendo, assim, a priimeira UNED do país. O objetivo principal dessa unidade era atender a comunidade local e dos municípios circunvizinhos.

O primeiro vestibular contou com mais de cinco mil inscritos e foram oferecidas cerca de 640 vagas, divididas nos três períodos, para os cursos técnicos em Eletrônica, Processamento de Dados e Informática Industrial integrados ao Ensino Médio.

A aula inaugural foi no auditório da Prefeitura Municipal de Cubatão, sendo proferida por Jorge Bornhausen, ministro da Educação à época.

De lá pra cá, a UNED Cubatão virou CEFET-Cubatão e atualmente é designada Câmpus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo, e oferece à comunidade os seguintes cursos: Técnico em Automação Industrial, Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Eventos integrado ao Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos - Informática Básica e Cursos Superiores de Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Gestão de Turismo, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharelado em Turismo, Engenharia de Controle e Automação, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Matemática.

35 XERXES DISCALICIA 35KELLVYNALICIA E KELSIM E RUBEMESA 35