Página inicial > Lista de Notícias > Equipe do câmpus é recebida por presidente de multinacional do ramo de sistemas eletrônicos

• Publicado: Terça, 07 de Dezembro de 2021, 21h29
  • Última atualização em Terça, 07 de Dezembro de 2021, 22h52
Os professores Marcelo Saraiva Coelho e Arnaldo de Carvalho Junior, da área de Indústria, e Leandro Campelo, diretor de Pesquisa e Inovação do Câmpus Cubatão, estiveram na sede da empresa Sirio Sistemas Eletrônicos (SSE), em Santos, para reunião com Sergio Pazzi, CEO mundial; Domenico Pascolo, CEO no Brasil; Barbra Melo, gerente de projetos, e Tayan Martins, diretor técnico e aluno egresso do câmpus.

A principal pauta da reunião foi a apresentação à empresa do projeto de pesquisa do professor Marcelo Coelho, que busca desenvolver um sistema de controle anti-surto para compressores centrífugos, extremamente utilizados em vários processos na área de óleo e gás, como injeção de gás em poços de exploração ou transferência da produção.

À SSE, Leandro Campelo apresentou a estrutura e projeção do câmpus e do IFSP. Em seguida, o professor Marcelo expôs o projeto do sistema, a ser desenvolvido em 2022cuja atribuição é o desenvolvimento de um modelo do comportamento de um compressor centrífugo e de seu sistema de controle anti-surto, utilizando a ferramenta computacional Matlab/Simulink®️, com posterior implantação de uma prototipação de hardware.

Durante a reunião, os representantes da empresa foram informados pelos visitantes que, nesta primeira etapa do projeto, a ideia é firmar um acordo de cooperação, sem contrapartida financeira, entre a SSE e o câmpus.

A importância deste acordo para o Instituto Federal de São Paulo foi destacada por Arnaldo Carvalho, ressaltando o significado do incentivo e apoio à pesquisa e ciência. O professor Leandro repassou aos diretores da empresa os trâmites para assinatura de termo de parceria.

Após os informes, os CEOs da Sirio Sistemas Eletrônicos demonstraram interesse em fechar acordo com o Instituto Federal.

Diante disso, ficou definido que o professor Coelho se reunirá com Tayan Martins para discutir o plano de trabalho e preencher os devidos formulários, que, em seguida, serão encaminhados à Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do Instituto Federal de São Paulo (Inova), órgão responsável por gerir a política de inovação do Instituto e dar celeridade à tramitação de procedimentos e iniciativas que visem à inovação tecnológica, à proteção da propriedade intelectual, à transferência de tecnologia e ao empreendedorismo no âmbito do IFSP.

Constituída em 2009, a SSE Brasil, braço da Sirio Solutions Engineering, fundada há mais de 35 anos na Itália, prove soluções customizadas para máquinas rotativas e sistemas de controle e supervisórios para indústria de óleo e gás, petroquímica, geração de energia e energias renováveis. Recentemente, a empresa efetivou dois ex-alunos do Câmpus Cubatão que estagiaram em seu quadro funcional.

foto 2 sse