Página inicial > Lista de Notícias > Estudantes de Bacharelado em Turismo participam em trabalho de campo na Ilha Diana

• Publicado: Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 09h41
  • Última atualização em Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 13h41

No dia 23 de novembro, os professores Leandro Fabrício Campelo; Thiago Rodrigues Schulze, coordenador do curso, e Maria Jeanna dos Santos, responsável pelos projetos Mulheres na TI e Melhor Idade, conduziram os estudantes do 6º período do Bacharelado em Turismo por um trabalho de campo na Ilha Diana, situada na área continental de Santos. A atividade contou com apoio e organização do Grupo MSC no Brasil e do projeto Minha Comunidade - UACEP, que, entre outros, cuidaram da logística, alimentação, monitoria e, também, viabilizaram à equipe do câmpus a travessia do atracadouro das barcas atrás da Alfândega até a ilha.

Na chegada ao local, os visitantes foram recepcionados com café da manhã especialmente preparado pelas caiçaras.

O passeio monitorado pela área e pelo manguezal foi guiado pelas moradoras Patrícia e Angela, que apresentaram a história do povoado e relataram o dia a dia da comunidade e os aspectos da vida insular das 65 famílias locais.

Aos estudantes, o desafio foi refletir sobre os aspectos estudados na disciplina Turismo Sustentável e Meio Ambiente, ministrada por Leandro Campelo, e relacioná-los com a aprendizagem in loco. Também, pensar nos moradores, sua vida e rotina, e entender se eles atuam efetivamente no desenvolvimento do turismo que ocorre na ilha, um dos tópicos primordiais no turismo sustentável.

O professor Thiago Schulze conversou com as monitoras sobre programas de investimentos e formas de captação de apoio financeiro para projetos turísticos dos moradores. Na oportunidade, a professora Maria Jeanna se colocou à disposição para levar à comunidade os projetos sob sua responsabilidade e que são direcionados prioritariamente a mulheres em diferentes fases da vida.

Diante da disposição dos professores e da boa recepção, por parte das monitoras, das ideias e propostas de melhorias no turismo local, ficou acertada nova rodada de conversas entre as partes, para discutir como os moradores podem incrementar e melhor explorar os recursos naturais da Ilha Diana.

ilha diana caminhadailha diana guiasilha diana barco

ilha diana árvoreilha diana geral