Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista de Notícias > Professor orienta lideranças comunitárias na criação de aplicativo de alerta de desastres
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor orienta lideranças comunitárias na criação de aplicativo de alerta de desastres

  • Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 11h37
  • Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 11h40
  • Acessos: 740

Na manhã desta quinta-feira (21), o prof. Leandro Campelo, diretor adjunto de Pesquisa e Inovação do Câmpus Cubatão, acompanhado do prof. Maurício Asenjo (curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) e do Agente de Prospecção e Inovação do câmpus, prof. Luiz Kiehn, participou de reunião online com o sr. Ricardo Salgado, diretor-executivo do Centro de Integração e Desenvolvimento (Cide), e Manuel Dubra, coordenador do projeto Alerta e Preparação para Emergências a Nível Local (APELL). Convidado pelo coordenador, o sr. Ricardo Santos, líder comunitário, também participou desse encontro.

A reunião teve início com o diretor adjunto fazendo um resumo sobre os últimos encontros entre o câmpus, Cide e Apell, agenda que começou a ser desenvolvida dia 1 de setembro de 2021 com o intuito de criação de um aplicativo de alerta em casos de possíveis desastres.

O sr. Ricardo demonstrou interesse em colaborar no desenvolvimento dessa tecnologia, envolvendo inclusive estudantes da área de tecnologia e moradores da comunidade, principal público a ser atendido pelo aplicativo.

O coordenador do Apell explicou ao prof. Maurício as necessidades que o alerta precisa atender. O professor, após ponderar sobre alguns pontos do projeto, aceitou o desafio de desenvolvê-lo, porém, a partir de março de 2022.

Diante da urgência do Apell, devido ao cronograma a ser cumprido e combinado antes da entrada do câmpus no projeto, Maurício se propôs a orientar o desenvolvimento de um protótipo, cuja criação ficará sob responsabilidade da equipe do líder comunitário.

Durante a reunião, o professor Artarxerxes Modesto acessou o encontro e reafirmou que o Câmpus Cubatão apoia a iniciativa e parceria entre as partes envolvidas nessa ação.

O sr. Ricardo Salgado também garantiu apoio ao projeto e declarou que não medirá esforços para alavancar a parceria.

Ao final do encontro, ficou acertado que, no prazo de trinta dias, sob supervisão do prof. Maurício, os estudantes apresentarão o resultado dos estudos iniciais do aplicativo baseado nas indicações do Apell. Em fevereiro, o protótipo deverá ser exposto em reunião entre as instituições envolvidas no projeto.

REUNIÃO APELL 21 10 2021

registrado em:
Fim do conteúdo da página