Página inicial > Lista de Notícias > Professor orienta lideranças comunitárias na criação de aplicativo de alerta de desastres

• Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 11h37
  • Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 11h40

Na manhã desta quinta-feira (21), o prof. Leandro Campelo, diretor adjunto de Pesquisa e Inovação do Câmpus Cubatão, acompanhado do prof. Maurício Asenjo (curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) e do Agente de Prospecção e Inovação do câmpus, prof. Luiz Kiehn, participou de reunião online com o sr. Ricardo Salgado, diretor-executivo do Centro de Integração e Desenvolvimento (Cide), e Manuel Dubra, coordenador do projeto Alerta e Preparação para Emergências a Nível Local (APELL). Convidado pelo coordenador, o sr. Ricardo Santos, líder comunitário, também participou desse encontro.

A reunião teve início com o diretor adjunto fazendo um resumo sobre os últimos encontros entre o câmpus, Cide e Apell, agenda que começou a ser desenvolvida dia 1 de setembro de 2021 com o intuito de criação de um aplicativo de alerta em casos de possíveis desastres.

O sr. Ricardo demonstrou interesse em colaborar no desenvolvimento dessa tecnologia, envolvendo inclusive estudantes da área de tecnologia e moradores da comunidade, principal público a ser atendido pelo aplicativo.

O coordenador do Apell explicou ao prof. Maurício as necessidades que o alerta precisa atender. O professor, após ponderar sobre alguns pontos do projeto, aceitou o desafio de desenvolvê-lo, porém, a partir de março de 2022.

Diante da urgência do Apell, devido ao cronograma a ser cumprido e combinado antes da entrada do câmpus no projeto, Maurício se propôs a orientar o desenvolvimento de um protótipo, cuja criação ficará sob responsabilidade da equipe do líder comunitário.

Durante a reunião, o professor Artarxerxes Modesto acessou o encontro e reafirmou que o Câmpus Cubatão apoia a iniciativa e parceria entre as partes envolvidas nessa ação.

O sr. Ricardo Salgado também garantiu apoio ao projeto e declarou que não medirá esforços para alavancar a parceria.

Ao final do encontro, ficou acertado que, no prazo de trinta dias, sob supervisão do prof. Maurício, os estudantes apresentarão o resultado dos estudos iniciais do aplicativo baseado nas indicações do Apell. Em fevereiro, o protótipo deverá ser exposto em reunião entre as instituições envolvidas no projeto.

REUNIÃO APELL 21 10 2021