Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista de Notícias > Diretor-geral visita projeto APELL de preparação de comunidades para emergências
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Diretor-geral visita projeto APELL de preparação de comunidades para emergências

  • Publicado: Quinta, 02 de Setembro de 2021, 17h42
  • Última atualização em Quinta, 02 de Setembro de 2021, 20h31
  • Acessos: 776

Na manhã desta quarta-feira (1), os professores Artarxerxes Modesto, diretor-geral, e Leandro Campelo, diretor-adjunto de Pesquisa e Inovação do Câmpus Cubatão, foram recebidos pelo sr. Manuel Dubra, consultor técnico do Projeto APELL - Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências a Nível Local -, localizado no Parque Anilinas em Cubatão.

A reunião, que aconteceu na sede da entidade, e contou também com a participação do diretor executivo do Centro de Integração e Desenvolvimento (CIDE), Ricardo Salgado, além de aproximar as instituições, serviu para que os representantes do câmpus conhecessem o projeto e sua abrangência. A implementação do APELL é uma iniciativa do CIDE, norteada pela Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM).

Identificar os perigos e riscos que podem atingir as comunidades no entorno das empresas do polo industrial, tais como acidentes tecnológicos e riscos no transporte de produtos perigosos, bem como possíveis desastres naturais, são alguns componentes que fazem parte do plano integrado de resposta a emergências desenvolvido pelo APELL, que envolve e depende da participação ativa da comunidade, autoridades locais e empresas do polo. 

Segundo o consultor técnico, o projeto prepara a comunidade para que tenha resposta imediata quando alertada sobre um evento indesejado. 

Ricardo Salgado enfatizou que é de suma importância ter o Câmpus Cubatão como parceiro nas ações do APELL. Considerando o número de estudantes e o alcance nos diversos bairros do municipio, o câmpus pode assumir um papel importante na disseminação de informações sobre prevenção e combate a acidentes, declarou.

Após apresentar os cursos, grupos de pesquisa e infraestrutura, o prof. Artarxerxes colocou o câmpus à disposição do APELL e CIDE para futuras parcerias e acordos de cooperação.

Ficou acordado que o prof. Leandro representará a instituição no grupo de desenvolvimento de um aplicativo de alerta de emergência, instrumento que permitirá ao projeto o envio imediato de informação de ocorrências a líderes comunitários, defesa civil, empresas e poderes públicos.  

Acompanharam a reunião, Angelo, Dani e Vinícius que compõem a equipe do projeto, e Fernanda Martins, da área de comunicação do CIDE.

APELL MANUEL E XERXES3 APELL DUMBRA E RICARDO okAPELL TODOS

2 APELL TODOS LOGO

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página