Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista de Notícias > Professor do Câmpus Cubatão publica artigo em Periódico Científico Qualis A2
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor do Câmpus Cubatão publica artigo em Periódico Científico Qualis A2

  • Publicado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 17h21
  • Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 18h21
  • Acessos: 358

O artigo "Ética, decolonialidade e migração à luz do pensamento freireano", de autoria do Professor Rubens Lacerda de Sá, foi publicado no número 47 da Revista "Praxis Educacional". A revista, Qualis A2, que demonstra seu nível de excelência, é um periódico trimestral, eletrônico, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

O periódico publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas, além de resenhas de livros. Seu objetivo central é divulgar pesquisas e estudos vinculados ao campo da educação, desenvolvidos por pesquisadores de diferentes contextos educacionais do Brasil e do exterior.

É tarefa árdua apreender as nuances e a riqueza das ideias e ideais de Paulo Freire. Igualmente angustiante é escapar desses tempos de perplexidade a que temos sido submetidos. Essas são algumas das reflexões que o texto em tela buscar abordar ao ampliar o olhar sobre a Ética desde as perspectivas aristotélica, kantiana, levinasiana e, por fim, a freireana que nos convida a ser gente. No texto o autor alinhava essa temática à opção decolonial e ao fluxo migratório contemporâneo. Desse modo, é possível lançar luz sobre o tripé crítica, crise e criticidade e o mundo a partir do próprio mundo com suas epistemes e contradições.

Trata-se de um texto leve mas, ao mesmo tempo, instigante e dialógico, pois o autor convida o leitor a pensar ontológica e epistemologicamente em caminhos outros e, assim, assumir o compromisso do pensamento filosófico de Paulo Freire de ser gente mais gente.

 

O artigo está diponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8739

registrado em:
Fim do conteúdo da página