Página inicial > Lista de Notícias > Palestra: "Que é uma língua? Como definir o objeto da educação linguística?" - Professor Dr. Marcos Bagno - UNB

• Publicado: Terça, 29 de Junho de 2021, 17h40
  • Última atualização em Quarta, 30 de Junho de 2021, 12h34

O Câmpus Cubatão, por meio do Grupo de Estudos Linguísticos (ELIN), tem a honra de receber no próximo dia 20 de julho (terça-feira), às 10 horas, o professor Dr. Marcos Bagno, da Universidade de Brasília, que fará a palestra "Que é uma língua? Como definir o objeto da educação linguística?".

Bagno é um dos mais conhecidos linguistas brasileiros. É professor do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília, doutor em filologia e língua portuguesa pela Universidade de São Paulo, tradutor, escritor com diversos prêmios e mais de 30 títulos publicados, entre literatura e obras técnico-didáticas. Atua mais especificamente na área de sociolinguística e literatura infanto-juvenil, bem como questões pedagógicas sobre o ensino de português no Brasil. Em 2012 sua obra As memórias de Eugênia recebeu o Prêmio Jabuti.

A palestra abordará uma reflexão sobre a concepção de "língua", que ao ser delimitada, propõe uma educação linguística com fundamentação teórica sólida. Passando em revista as concepções mais importantes do objeto de estudo da linguística, a palestra contribuirá para a formulação de um conceito de "língua" capaz de orientar o trabalho pedagógico com vistas a uma educação que contribua para a formação de cidadãs e cidadãos numa sociedade democrática.

A conferência contará com 75 vagas (com certificação) para o público em geral, e as inscrições podem ser feitas através do link https://bityli.com/MarcosBagno. Os inscritos receberão o link para acesso à sala em seus e-mails cadastrados.

Haverá transmissão pelo canal do Youtube do Câmpus Cubatão (https://youtu.be/GVW7h2wOuCw).

Bagno palestra 20