Página inicial > Lista de Notícias > Nota sobre a instabilidade no uso da Plataforma MOODLE

Nota sobre a instabilidade no uso da Plataforma MOODLE

• Publicado: Segunda, 10 de Maio de 2021, 08h44
  • Última atualização em Segunda, 10 de Maio de 2021, 08h44

NOTA SOBRE A INSTABILIDADE NO USO DA PLATAFORMA MOODLE

Nas últimas semanas, temos passado por instabilidades no uso da plataforma Moodle.  Em todas as vezes em que foi notada lentidão, ou mesmo inacessibilidade da plataforma, notificamos a equipe de TI da Reitoria para nos auxiliar, em busca do problema e de possível solução, uma vez que nosso Moodle encontra-se alocado lá. Acompanhamos as tentativas de solução, seja em atualizações do sistema ou ajustes no fluxo de informações, o que não resultou na normalização do sistema, culminando, na última sexta-feira, na impossibilidade de uso por parte de nossos estudantes e professores.

Em contato com a DED-CEAD da Reitoria, fomos informados de que há aumento da concorrência para os recursos computacionais nos servidores institucionais, uma vez que também recebem todo o fluxo de outros sistemas, e-mails, SUAP, etc. Assim, será necessário realizar procedimentos técnicos para aumentar a capacidade de processamento e disponibilidade dos dados, com segurança para proteção das informações, de modo que o sistema possa ser operado com total tranquilidade.

Conscientes do transtorno causado a toda a comunidade escolar pela instabilidade do Moodle no contexto do Ensino Remoto Emergencial, continuaremos acompanhando os trabalhos realizados pela equipe técnica da Reitoria na resolução do problema, ao longo do dia, e avisaremos assim que tivermos previsão para a normalização dos acessos.

Recomendamos que nesse período os docentes utilizem outros meios de comunicação com os estudantes como e-mail da turma, por meio do contato com os representantes ou mesmo por meio do SUAP. A ferramenta “Materiais de aula”, permite, inclusive, envio de materiais e atividades. Para as aulas síncronas, é possível utilizar a ferramenta RNP, que continua ativa. O link pode ser enviado à turma através do SUAP ou e-mail da turma.  Ressaltamos ainda a necessidade de ajustes nos prazos das atividades previstas para a primeira semana de maio e para os próximos dias. Indicamos, se possível, que as entregas sejam adiadas até que possamos voltar a utilizar o Moodle como plataforma virtual de aprendizagem.

Cubatão, 10 de maio de 2021.

DRG/DEN/DAC.