Página inicial > Lista de Notícias > Alunas e ex-alunas do Câmpus Cubatão unidas para ajudar outras mulheres

Alunas e ex-alunas do Câmpus Cubatão unidas para ajudar outras mulheres

• Publicado: Terça, 04 de Maio de 2021, 10h49
  • Última atualização em Terça, 04 de Maio de 2021, 11h02

Um projeto integrador sobre a violência contra a mulher, realizado pela estudante Isabela Maria de Resende Cavalcante, durante o curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio no Câmpus Cubatão, fez com que ela percebesse a necessidade de uma ação com essa temática para a região metropolitana da Baixada Santista.

Ao participar de um curso de aperfeiçoamento e conexão de lideranças, a estudante conheceu o Girl Up, movimento da Fundação da ONU voltado ao apoio para meninas adolescentes.

Após concluir o curso técnico, Isabela Maria decidiu implantá-lo em nossa região. Em fevereiro de 2021, começaram as atividades do Girl Up Caiçara, integrado pelas estudantes Milene Fernandes Dias Ribeiro (CTEI419) e Júlia Lopes Ferreira Costa (CTEI 347), e as ex-alunas Manuela Pezzatto Toledo Prado, Maria Júlia Silvestre de Farias, Isabelly Cardoso da Silva e Victória Anjos Amaral e Silva (Técnico em Eventos - 2020) e Laura Moreira Cesar Souza Moço (Técnico em Informática - 2020).

girl up monte serrat cortado

Todo o trabalho é voluntário e tem como objetivo promover assistência e apoio às adolescentes em situação de vulnerabilidade, como também o conhecimento e o desenvolvimento econômico para as comunidades periféricas, principalmente nas áreas de educação, saúde, combate à violência e criação de oportunidades sociais.

O movimento conta atualmente com cinco psicólogas, que ajudam com o planejamento do atendimento gratuito, e estudantes de Direito, Serviço Social e da área médica. A equipe busca advogadas interessadas em realizar assistência jurídica para mulheres sem condições financeiras.

Entre as atividades já realizadas estão a campanha  #LivreparaMenstruar, que arrecadou 100 máscaras de proteção ao Covid-19, álcool em gel e 400 absorventes para as meninas do Monte Serrat, e bate-papos sobre higiene menstrual, a importância do ginecologista e autonomia do corpo. As adolescentes atendidas também puderam conhecer algumas posições de yoga que aliviam cólicas e dores menstruais.

Insta Girl E as ações já vêm ganhando reconhecimento. A conta oficial da ONU repostou  registros das atividades do Girl Up Caiçara e deu mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas voluntárias.

Para ampliar o alcance e construir uma rede de apoio e parceria, o Girl Up Caiçara visitou a Casa das Anas, abrigo de acolhimento da prefeitura de Santos em parceria com a ONG Vidas Recicladas, a Assessoria de Defesa da Mulher da Prefeitura de São Vicente e a Secretaria de Segurança Pública de Cubatão.

Se você tem entre 14 e 24 anos e quer ser voluntária, contate o Girl Up Caiçara no insta @girlup_caicara. Interessados em fazer doações para o projeto também podem acessar a rede e enviar mensagem direta para a equipe gestora.

GIRL UP MORRO Cortado