Página inicial > Lista de Notícias > Estudantes do Câmpus Cubatão chegam à final do 1º Torneio Nacional de Debates

Estudantes do Câmpus Cubatão chegam à final do 1º Torneio Nacional de Debates

• Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2020, 15h29
  • Última atualização em Quinta, 16 de Julho de 2020, 16h05

Acontece nesta sexta-feira (17), às 15h30, a grande final do 1º Torneio Nacional de Debates dos Institutos Federais (TDF), competição organizada por estudantes dos Institutos Federais de Pernambuco (Câmpus Recife), São Paulo (Câmpus Cubatão), Espírito Santo (Câmpus Nova Venécia), IFRN e CEFET-RJ. A final será transmitida pelo link https://meet.google.com/yhi-ktcm-iot

Para o último debate, as equipes finalistas Hegelianos (IFSP - Câmpus Cubatão) e DPOD (Colégio Militar de Brasília) argumentam sobre o tema “Representantes do Poder Legislativo devem possuir foro privilegiado?”.

A equipe do Câmpus Cubatão, formada por Eliene Ferreira dos Santos, Julia Jéfet Gomes dos Santos e Pablo Gonzalez, estudantes do terceiro ano do curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio, tem o desafio de estabelecer uma resposta contrária ao tema proposto pela organização do torneio.

O debate seguirá a estrutura clássica, com exposição de ideias, réplica, tréplica e conclusão.

Até chegar a essa fase, as duas equipes enfrentaram 30 times, cerca de 100 participantes e venceram quatro debates, sendo avaliadas nos itens desenvoltura, oratória, exposição de argumentos e uso de dados científicos ou históricos. Coerência e fluxo de ideias também foram critérios de pontuação.

Segundo Gabriel Bio Guerra, que faz parte da organização do evento, o TDF contou com equipes de escolas públicas e particulares de 10 estados brasileiros.

Direcionado aos estudantes do ensino médio integrado, o torneio começou em maio e os concorrentes discorreram sobre temas diversos, como assuntos políticos, diplomáticos e de destaque no cenário nacional. Todas as etapas foram online.

Serão certificadas as equipes classificadas em 1º, 2º e 3º lugares.

Gabriel Guerra finaliza convidando estudantes e servidores para torcerem pela equipe do câmpus.