Página inicial > Lista de Notícias > Assista a série Vamos Juntos e saiba se a radiação do celular faz mal à saúde

Assista a série Vamos Juntos e saiba se a radiação do celular faz mal à saúde

• Publicado: Segunda, 18 de Maio de 2020, 10h10
  • Última atualização em Segunda, 18 de Maio de 2020, 12h22

O celular é perigoso? Sua radiação é maléfica à saúde? O que é o LabMax? Quais são as atividades desenvolvidas no LabMax em tempos de pandemia? O que é Eletromagnetismo e Micro-ondas? Qual a importância e quais as aplicações destes estudos?

No dia 12 de maio, durante um dos episódios da série documental VAMOS JUNTOS, produção do Câmpus Pirituba dirigida e apresentada pelo professor Dr. Robson Barbosa, essas e outras questões foram respondidas por Alexandre Maniçoba, professor do Câmpus Cubatão. O Laboratório  Maxwell (LabMax) e suas atividades foram o tema central do programa, que tem duração de 90 minutos.

O Laboratório Maxwell é um grupo de pesquisa iniciado no Câmpus  Suzano em 2015 e reconhecido formalmente pelo Instituto Federal de São Paulo.

O LabMax é composto atualmente por 11 doutores, cinco mestres e vários estudantes alocados nos câmpus Suzano e Cubatão, bem como nas instituições parceiras USP, UFABC, INP (França) e UPorto (Portugal).

Segundo Maniçoba, este documentário é um marco para a história do LabMax, pois foi totalmente produzido no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e direcionado ao arranjo produtivo local, à comunidade no entorno do IFSP e aos pares acadêmicos dos cientistas de eletromagnetismo e Micro-ondas. Confira:

Parte I
Parte II