Campus Cubatão realiza o 3º Tour Inclusivo com visita monitorada ao Lar das Moças Cegas
No dia 25 de abril de 2025, o Campus Cubatão promoveu o 3º Tour Inclusivo - Visita Monitorada ao Lar das Moças Cegas (LMC), uma ação inclusiva que proporcionou uma oportunidade única aos estudantes dos Cursos de Bacharelado em Turismo e do Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, na modalidade de Jovens e Adultos.
A visita contou com a participação ativa dos estudantes, que tiveram a chance de esclarecer dúvidas e aprofundar seus conhecimentos sobre o universo da deficiência visual, além de conhecer a estrutura e os serviços prestados pelo Lar das Moças Cegas.
Essa experiência foi conduzida por profissionais do LMC e contou também com a presença das professoras, membros do NAPNE, Aline Teixeira (Química), Maria Jeanna (Matemática), Matilde Quintairos (Informática) e Sueli Torres (Biologia).
O evento foi mais uma ação inclusiva promovida pelo Projeto de Extensão Campus Cubatão Inclusivo (CACUIN), com o apoio do NAPNE e do Projeto de Ensino Rede de Leitura Inclusiva (RELEIN), reafirmando o compromisso do campus com a inclusão de todos, ao mesmo tempo em que promove o diálogo sobre a importância da inclusão e acessibilidade no contexto educacional e social.
Um grupo de 18 pessoas, entre homens e mulheres, posa sorridente para uma foto dentro de um ginásio esportivo.
Ao fundo, há uma parede com o desenho de três personagens jogando goalball e a escrita "Goalball LMC". A maioria das pessoas veste roupas casuais ou uniformes azul-marinho.
Algumas usam crachás de identificação. No chão, há piso de madeira e, nas laterais, proteções azuis típicas de quadras adaptadas para goalball.
Em uma sala com isolamento acústico, sete pessoas estão sentadas em cadeiras.
Seis delas usam vendas nos olhos e seguram instrumentos de percussão pequenos, como tambores e chocalhos.
Um jovem, sem venda, está encostado na parede à esquerda, também segurando um instrumento.
Ao fundo, há várias cadeiras vazias de cores vibrantes (roxas e amarelas) e uma bateria vermelha encostada na parede.
Redes Sociais