Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estágio > Alunos > Estágio > DOCUMENTAÇÃO DE ESTÁGIO
Início do conteúdo da página

DOCUMENTAÇÃO DE ESTÁGIO

Publicado: Quinta, 12 de Julho de 2018, 09h25 | Última atualização em Quarta, 05 de Maio de 2021, 16h46 | Acessos: 17444

Através do estágio o aluno tem a oportunidade de colocar em prática o que aprende nas aulas, fazer relação com as disciplinas cursadas, entrar em contato com o mercado de trabalho, adquirir experiência e preparar-se para futuros trabalhos. É importante lembrar que, para muitos, o estágio é a primeira forma de contato com o mundo profissional. Se for realizado de forma correta, de acordo com a Lei e sem desvio de função, não trará desvantagens, apenas contribuirá para o crescimento (pessoal e profissional) do aluno, pois além de adquirir experiência profissional, ajuda também nas relações interpessoais, trabalho em equipe, etc.

Quando se trata de um estágio curricular (obrigatório) a Lei do estágio permite que o mesmo seja remunerado ou não, ficando a critério da unidade concedente (empresa contratante). No caso de estágio extracurriculares (não obrigatórios), sempre deverão ser remunerados.

Também de acordo com a lei do estágio, a carga horária diária não pode ultrapassar 6h/dia, nem 30h/semana. O período máximo de estágio é de dois anos.

Geralmente os contratos possuem o prazo de um ano podendo ser prorrogado por mais um, se o aluno ainda estiver matriculado.

Para mais informações, consulte a lei de estágio, clicando AQUI.

 

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE ESTÁGIO

CURSO

CARGA HORÁRIA MÍNIMA

HORAS VÁLIDAS A PARTIR:

OBRIGATÓRIO

PRAZO DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO

CTII

360 horas

3º ano

Sim

Até 4 anos após

CTIE

360 horas

2º ano

Sim

Até 4 anos após

CTA

320 horas

3º semestre

Sim

Até 4 semestres após

TUR

230h -Gestão

240h - Bacharel

2º semestre

Sim

Até 5 semestres após

MAT

400 horas

5º semestre

Sim

Até 8 semestres após

ENG

160 horas

6º semestre

Sim

Até 10 semestres após

ADS

240 horas

4º semestre

Não

Até 6 semestres após

SAI

160 horas

3º semestre

Não

Até 6 semestres após

LET

400 horas

5º semestre

Sim

Até 8 semestres após

O aluno pode iniciar o estágio antes desses períodos, porém as horas estagiadas não serão computadas para efeito de validade do estágio curricular supervisionado. A entrega dos relatórios mensais é obrigatória.

 

MODELOS DE DOCUMENTOS DE ESTÁGIO

 

DOCUMENTAÇÃO PARA INICIAR ESTÁGIO

Assim que conseguir um estágio o aluno deverá:

  • Solicitar junto à unidade concedente o Termo de Compromisso de Estágio (3 vias): baixe o documento;
  • Solicitar junto à unidade concedente o Plano de Atividades de Estágio (3 vias): baixe o documento;
  • Entregar toda a documentação preenchida e assinada no setor de estágio ou de protocolo.

Os documentos acima devem estar em papel timbrado.

Eles devem ser digitados e não conter rasuras.

No Termo de Compromisso devem constar as devidas assinaturas nos locais indicados e rubricas nas demais folhas de todas as pessoas que o assinam.

No Plano (s) de Atividades de Estágio precisa contar também a assinatura do professor orientador.

Caso o estudante seja menor, deve constar, também, a assinatura do responsável legal.

Somente após o firmamento do Termo de Compromisso e Plano de Atividades com as respectivas assinaturas, inclusive da Instituição de Ensino – IFSP – Câmpus Cubatão, o estudante deve dar início ao estágio.

Portanto, estes documentos devem ser elaborados antes do início do estágio e entregues ao setor de estágio do Câmpus Cubatão com, no mínimo, 10 (dez) dias de antecedência, da data firmada em contrato.

Seguro: O Seguro Contra Acidentes Pessoais é um item obrigatório para a realização do estágio e a contratação é de responsabilidade da empresa.

Acompanhamento: Qualquer tipo de estágio, obrigatório ou não, deverá ser acompanhado pelo professor orientador.

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADES SEMESTRAL 

O estudante, durante o período de quaisquer atividades de estágio, deverá apresentar semestralmente ao Setor de Estágio o Relatório de Atividades de Estágio (1 via), previamente assinado pelo Supervisor de Estágio da Unidade Concedente (Empresa) e Professor Orientador de estágio (Escola).

Exemplo:

 

FINALIZAÇÃO DE ESTÁGIO: RELATÓRIO FINAL E QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO E CONCLUSÃO

No término do período de estágio, o estudante deverá elaborar junto à unidade concedente os documentos de conclusão de estágio, colher a assinatura do Supervisor de Estágio da Unidade Concedente (Empresa) e do Professor Orientador de estágio (Escola), e enviar para o setor de estágio ou setor de protocolo os seguintes documentos:

 

Diploma

Caso o Relatório Final seja aprovado pelo Professor orientador de estágio do curso, o setor de estágio encaminhará um memorando à Coordenadoria de Registros Escolares (secretaria) para a emissão do diploma.

 

ALTERAÇÕES NO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO, INCLUINDO PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE ESTÁGIO

Para qualquer alteração no que foi acordado inicialmente no Termo de Compromisso, dentro do período vigente, é necessária a elaboração do Termo Aditivo.

Caso a alteração seja a extensão do período de estágio, desde que não ultrapasse o período de 2 anos previsto em lei, é necessário emitir um novo Plano de Atividades anexo ao Termo Aditivo, colher a assinatura do Supervisor de Estágio da Unidade Concedente (Empresa) e do Professor Orientador de estágio (Escola), e enviar para o setor de estágio ou de protocolo;


FINALIZAÇÃO DO PERÍODO DE ESTÁGIO ANTES DO PREVISTO NO TERMO DE COMPROMISSO

É necessário emitir o Termo de Rescisão, destacando-se que todas as partes que deram início ao estágio devem dar ciência a este termo (Unidade Concedente, Agente de Integração quando houver, estudante e por último o setor de estágio do IFSP – Câmpus Cubatão).

O aluno ou qualquer uma das partes poderá rescindir o contrato mediante apresentação de comunicado por escrito com cinco dias de antecedência.

 

VALIDAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO, EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTIFICA COMO ESTÁGIO

Alunos Bolsistas/Voluntários de cursos superiores que desejem utilizar as horas realizadas nos projetos de ensino, extensão ou iniciação científica para validar como estágio devem entregar o termo de compromisso interno, quando do início do estágio (modelo abaixo) e demais documentos (relatórios mensais, relatório final, etc) conforme modelos disponíveis acima.

 

 Obs.:

  • O não cumprimento dos itens acima resultará no cancelamento do estágio;
  • Todos os modelos de documentos estão disponíveis em arquivos editáveis. É obrigatório que todos os campos dos documentos sejam digitados.
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página